John Williams vai pendurar a batuta?

Decidi abordar essa questão por uma razão simples: o legado já estabelecido por Williams e que ainda se encontra em expansão

Dia desses li a notícia de que o veterano compositor John Williams, que já está com 90 anos de idade, tem considerado a hipótese de se aposentar. Trabalhando atualmente na trilha sonora do quinto filme de Indiana Jones, o maestro teria dito que se Harrison Ford, 79, realmente deixar de atuar depois do longa, talvez ele siga pelo mesmo caminho.

Decidi abordar essa questão por uma razão simples: o legado já estabelecido por Williams e que ainda se encontra em expansão. Uma busca rápida na internet mostra que sua obra é abrangente e longeva, tendo recebido os mais importantes prêmios da indústria, como o Oscar e o Grammy. Mas isso é apenas uma consequência de um fenômeno mais profundo, que é a alta comunicabilidade obtida por ele entre a orquestra, a narrativa fílmica e o público. De certa forma, pode-se dizer que suas composições se tornam essenciais para definir os filmes nos quais trabalha, principalmente quando se trata de um tema composto para um protagonista. Quem não se lembra de ao menos um desses: ET, Indiana Jones, Superman e Tubarão?

Um novo tema para um velho personagem

Uma demonstração dessa expansão de sua obra vem da nova série da Disney, destinada a narrar o que aconteceu com o Cavaleiro Jedi Obi-Wan Kenobi após a famigerada Ordem 66. Apesar de a trilha sonora da série não ser de autoria de Williams, tendo ficado essa tarefa nas mãos da competente Natalie Holt, que também compôs para série do Loki, o tema do Jedi Obi-Wan foi especialmente escrito por John Williams. Autor das trilhas sonoras de todos os longas da franquia Star Wars, o maestro lançou mão do seu material sonoro original composto para o Tema da Força e trouxe um obra totalmente renovada para o velho Jedi. A jornada de Obi-Wan, que está descrente de suas próprias capacidades e se vê diante de um desafio impensável, parece encaixada perfeitamente à partitura de John Willims. Que a força esteja com ele, seja na aposentadoria ou à frente do piano.

Para ir além

Tema de Obi-Wan Kenobi

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima