Uma nova forma de destinar emendas

Fazer uma seleção técnica, criteriosa deste recurso é um compromisso de campanha que fizemos questão de viabilizar desde as primeiras semanas na Câmara de Curitiba

O compromisso com a transparência e a inovação deve ser um pilar do trabalho de quem se dedica à construção de uma nova política. Nesta jornada, sempre deixamos claro que buscamos a mudança pelo exemplo – apresentando ações concretas e mostrando, na prática, que é possível fazer diferente.

Por isso, a Bancada do Novo na Câmara Municipal de Curitiba decidiu lançar o Novo Cidadão, uma forma diferente de destinar emendas parlamentares. Junto com a vereadora Amália Tortato (Novo), idealizamos uma plataforma para selecionar projetos que podem fazer a melhor gestão deste recurso.

A emenda parlamentar é uma parcela do orçamento municipal que os vereadores têm a oportunidade de definir o destino. 

Nem sempre este recurso é aplicado de maneira imparcial. Tem muito projeto legal que é contemplado. Por outro lado, muitas vezes alguns mandatários fazem desta etapa uma plataforma de campanha, colocando em campo vínculos pessoais, políticos e até mesmo eleitorais.

Precisamos entender que esta cultura e este ambiente da política tradicional afetam mais gente do que uma primeira análise pode sugerir. Lá na “ponta”, tem muito empreendedor e muita gente fazendo coisa legal sem ter a oportunidade de expansão por causa desse sistema engessado. Há um ecossistema de ideias e inovação que não conta com este aporte financeiro que poderia alavancar e multiplicar o alcance do trabalho de quem faz a diferença na cidade.

Fazer uma seleção técnica, criteriosa deste recurso é um compromisso de campanha que fizemos questão de viabilizar desde as primeiras semanas na Câmara de Curitiba.

Por isso,  neste projeto procuramos abrir bem o “guarda-chuva”, dentro do que a legislação permite. Queremos desburocratizar e trazer mais democracia para este planejamento do orçamento municipal. 

Podem participar do “Novo Cidadão” Organizações da Sociedade Civil (OSC), além de órgãos e entidades da administração pública. Vamos priorizar ações na educação básica, saúde, esporte, cultura, segurança pública, empreendedorismo, inovação e geração de emprego. As inscrições vão até dia 14 de outubro e mais informações podem ser conferidas no site www.novocidadao.org

Vale deixar claro que, a exemplo de outras ações, a bancada do Novo não quer ser a exceção. Não buscamos o monopólio da mudança. Quanto mais pessoas entenderem a importância de fazer uma gestão transparente e responsável do orçamento, melhor e mais justo para o indivíduo. 

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima