30 mar 2021 - 9h44

Três meses de mandato

Minhas primeiras impressões

Chegamos ao final de 3 meses de mandato!

Desde que recebi a notícia que havia sido eleita para exercer meu primeiro mandato como vereadora, em novembro/2020, muitos têm sido os desafios: a política vista do lado de fora é bem diferente do que acontece no dia a dia!

Minha colega de partido e eu fomos eleitas por pessoas, que assim como nós, estão sedentas pela renovação política… Decidimos entrar na política com o desejo de fazer diferente, e fazer a diferença!

Com o objetivo de fazer mais com menos, começamos inovando na montagem do gabinete: diferente do que ocorre tradicionalmente, não preenchemos todas as vagas de assessores que nos foram disponibilizadas, e a maior parte dos nossos contratados foi escolhida através de critérios técnicos, e após um rigoroso processo seletivo. Temos, entre os selecionados, uma pessoa que cuida da parte de fiscalização e outra da análise de dados. Duas funções pouco comuns nos gabinetes da Câmara Municipal.

Focamos também, nesse início de mandato, no planejamento estratégico que vai nos guiar durante os próximos 4 anos, para que possamos cumprir todas as propostas que trouxemos durante a campanha: cada objetivo foi rigorosamente desmembrado num passo a passo para alcançarmos as nossas metas. Somos uma equipe enxuta, e com muito trabalho pela frente; organização e planejamento são os pilares que irão nos nortear por essa trilha.

Com a equipe formada, planejamento estratégico tinindo, conseguimos, já nas primeiras sessões plenárias, aprovar nosso primeiro projeto de Lei, que por tratar de tema relevante para a pandemia, tramitou em regime de urgência! Para a discussão desse projeto, o time da bancada do Novo aqui de Curitiba, preparou uma nota técnica, trazendo dados científicos que embasaram nossa argumentação, e foi distribuída para todos os parlamentares. Um gesto simples e inovador, que impressionou até a imprensa que cobria o desenrolar do projeto.

Mas renovar a maneira de fazer política não é fácil, e eu já sabia que seria assim! Meus posicionamentos que desafiam a lógica imposta durante anos, num sistema político estável e preestabelecido, provocaram um nariz torcido aqui, outro ali, pelos corredores da Câmara Municipal! A preocupação da nossa bancada com o respeito ao dinheiro público, que não fica apenas no discurso; nossa dedicação em estudar a fundo cada projeto que vai ao plenário, analisando os possíveis efeitos de cada um deles, verificando todas as documentações exigidas; minha obsessão em manter a coerência sempre; tudo isso nem sempre agrada a todos, alguns já acostumado a fazer as coisas de outro jeito!

Por outro lado, boas surpresas também aconteceram: vereadores realmente comprometidos em melhorar a vida do cidadão, preocupados com critérios técnicos, que despertam admiração e respeitos dos demais colegas da casa.

A jornada está apenas começando! Foi apenas o primeiro trimestre, e muitos outros desafios nos aguardam ao longo dessa trajetória! Tenho consciência que não agradarei a todos! Mas tenho certeza que farei o melhor possível, para construir um mandato exemplar, que honre a renovação e a esperança que me foi depositada!


Para ir além

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Post adultera áudio e mente ao afirmar que Lula foi xingado em Caruaru

É falso conteúdo publicado no Facebook afirmando que Lula foi hostilizado ao participar da festa junina em Caruaru, Pernambuco. A publicação sofreu edição com a introdução de um áudio com gritos de “ladrão”. No conteúdo original, o ex-presidente é aplaudido durante um ato político de um aliado em Uberlândia, Minas Gerais. No post, é tocado um jingle de pré-campanha eleitoral

Projeto Comprova