12 maio 2022 - 9h30

Posso querer ser mãe? Parece que em Curitiba não…

Mais de 7 mil filhos estão sem vagas em CMEIs e mães que sonham apenas em querer que seus filhos tenham oportunidades

“Seria cômico se não fosse trágico”, como nós mulheres somos criadas…educadas?? Bem, talvez nem todas, mas, com certeza, a maioria. Desde menininha ouvimos: quando você tiver seus filhos será assim ou assado, você vai cuidar deles, trabalhar, eles vão pra creche, etc, etc.

Crescemos…em certa medida, tomamos nossas decisões, escolhemos nosso caminho…e aí, percebemos que aquela historinha que nos falaram a vida toda não passava de um “conto”… se foi conto de fadas ou conto macabro ou apenas um conto, somente o tempo dirá!!

O filho nasce…na melhor das hipóteses, bem…com saúde…mas quero trabalhar, quero estudar, quero cuidar do filho, quero ser Mulher….quero ser mãe!! Vou ao CMEI buscar vaga para meu filho…um CMEI…dois CMEIs…três CMEIs…todos os CMEIs do bairro…todos SEM VAGAS!! Mas recebo a informação e talvez uma fagulha de esperança de que devo cadastrar meu filho no site e aguardar contato. Faço…aguardo…aguardo…aguardo, 1 mês…2 meses…3 meses…1 ano…refaço o cadastro…aguardo…aguardo…e ainda estou aguardando…quase 2 anos já!!

Sem vaga para meu filho até agora, sem chance, sem perspectiva, sem oportunidades pra ele e pra mim!!

Se quiser, leva para a escola particular, paga… a mensalidade, é quase um salário mínimo, já tão mínimo que nem dá para o “mínimo”, para a escola, para a alimentação de qualidade e saudável, para o aluguel, para o lazer…o lazer, ah!! Este já está tão… tão distante quanto naquele outro conto!!

Enfim, naquele momento em que o filho dorme, paro, penso, me encontro com meus tantos devaneios e lembro das histórias que a mãe, a tia e a avó contavam e percebo que só eram histórias, talvez reflexo daquilo que elas, por serem mães, queriam que fosse um futuro real e não tão distante, mas que o tempo apenas mostrou que não passavam de contos… ao menos aqui em Curitiba. Hoje há mais de 7 mil filhos sem vaga em CMEIs e mães que sonham apenas em querer que seus filhos tenham oportunidades como aqueles que conseguiram a vaga!! E fazer o quê ?!?! Falar, lutar, escrever, falar ao mundo, se unir e dizer: se você quiser e lutar, talvez um dia em Curitiba você possa ser mãe e seu filho possa ter oportunidades como qualquer outra criança em   qualquer canto desta cidade.

“Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação.”

Que país é esse ?

Que país é esse ?

Que país é esse ?”

Parafraseando o Legião Urbana… Que cidade é essa ???

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Assuntos:

4 comentários sobre “Posso querer ser mãe? Parece que em Curitiba não…

  1. Cadastrei meu filho quando ele tinha 1 ano e meio. Ele tem hoje, 11 anos. Já está no ensino fundamental 2 e nunca recebi retorno de vaga

  2. Tenho 2 filhos, um está no CMEI e outro aguarda vaga desde outubro de 2020. Mesmo tendo uma lei federal que determina que irmãos tenham vagas na mesma instituição de ensino, não consigo vaga para o caçula…dizem que por ser menor de 4 anos não é obrigatória a aplicação dessa lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É falso vídeo que tenta ligar filho de Lula a Petrobras e a aumento de combustíveis

Diferentemente do afirmado em vídeo, o preço do barril de petróleo não é manipulado por uma empresa internacional que investe na Petrobras. O preço varia, na verdade, com a oferta e demanda do produto no mundo. Além disso, nenhum filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é sócio de empresa investidora da companhia e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os acionistas da petroleira. O conteúdo é falso

Projeto Comprova