Posso querer ser mãe? Parece que em Curitiba não…

Mais de 7 mil filhos estão sem vagas em CMEIs e mães que sonham apenas em querer que seus filhos tenham oportunidades

“Seria cômico se não fosse trágico”, como nós mulheres somos criadas…educadas?? Bem, talvez nem todas, mas, com certeza, a maioria. Desde menininha ouvimos: quando você tiver seus filhos será assim ou assado, você vai cuidar deles, trabalhar, eles vão pra creche, etc, etc.

Crescemos…em certa medida, tomamos nossas decisões, escolhemos nosso caminho…e aí, percebemos que aquela historinha que nos falaram a vida toda não passava de um “conto”… se foi conto de fadas ou conto macabro ou apenas um conto, somente o tempo dirá!!

O filho nasce…na melhor das hipóteses, bem…com saúde…mas quero trabalhar, quero estudar, quero cuidar do filho, quero ser Mulher….quero ser mãe!! Vou ao CMEI buscar vaga para meu filho…um CMEI…dois CMEIs…três CMEIs…todos os CMEIs do bairro…todos SEM VAGAS!! Mas recebo a informação e talvez uma fagulha de esperança de que devo cadastrar meu filho no site e aguardar contato. Faço…aguardo…aguardo…aguardo, 1 mês…2 meses…3 meses…1 ano…refaço o cadastro…aguardo…aguardo…e ainda estou aguardando…quase 2 anos já!!

Sem vaga para meu filho até agora, sem chance, sem perspectiva, sem oportunidades pra ele e pra mim!!

Se quiser, leva para a escola particular, paga… a mensalidade, é quase um salário mínimo, já tão mínimo que nem dá para o “mínimo”, para a escola, para a alimentação de qualidade e saudável, para o aluguel, para o lazer…o lazer, ah!! Este já está tão… tão distante quanto naquele outro conto!!

Enfim, naquele momento em que o filho dorme, paro, penso, me encontro com meus tantos devaneios e lembro das histórias que a mãe, a tia e a avó contavam e percebo que só eram histórias, talvez reflexo daquilo que elas, por serem mães, queriam que fosse um futuro real e não tão distante, mas que o tempo apenas mostrou que não passavam de contos… ao menos aqui em Curitiba. Hoje há mais de 7 mil filhos sem vaga em CMEIs e mães que sonham apenas em querer que seus filhos tenham oportunidades como aqueles que conseguiram a vaga!! E fazer o quê ?!?! Falar, lutar, escrever, falar ao mundo, se unir e dizer: se você quiser e lutar, talvez um dia em Curitiba você possa ser mãe e seu filho possa ter oportunidades como qualquer outra criança em   qualquer canto desta cidade.

“Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação.”

Que país é esse ?

Que país é esse ?

Que país é esse ?”

Parafraseando o Legião Urbana… Que cidade é essa ???

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima