É criança protagonista que queremos? Sim! | Jornal Plural
13 mar 2021 - 10h10

É criança protagonista que queremos? Sim!

Confira dicas de atrações culturais para a criançada

Até o dia 28 de março, acontece o festival online A Gente Que Fez!, que reúne uma programação incrível de teatro, música, dança e oficinas, escolhida por uma comissão de crianças.

A mostra é totalmente grátis e acontece em diversos horários, pela plataforma Zoom.

Idealizado pela companhia Catarsis – Arte para Infância e Juventude, o festival tem como conceito principal o protagonismo da criança no fazer. Por isso, toda a produção do evento, da escolha das atrações à aprovação da identidade visual, contou com a participação ativa de uma comissão formada por várias crianças.

Os pequenos se dividiram em diferentes grupos, de acordo com a própria vontade deles, e cada um desses núcleos era responsável por cuidar de um aspecto diferente do festival. É claro que todas as atividades eram orientadas por profissionais adultos e que todos os encontros aconteceram por meio de conferências on-line. Bem bacana, né?

QUANDO: Até 28 de março.

ONDE: Confira a programação completa aqui.

QUANTO: Gratuito.

Música preta brasileira: Grupo Baquetá lança seu primeiro disco

O grupo curitibano Baquetá irá lançar seu primeiro EP com cinco canções inéditas em suas plataformas digitais, no dia 19 de março.

Com composições próprias, o grupo traz em seu repertório a diversidade da música preta brasileira: ritmos como o samba-reggae, o ijexá, o funk e inspirações nas manifestações das culturas tradicionais do país. Um álbum divertido e com estrutura de show, com começo, meio e fim.

QUANDO: Lançamento será em 19 de março.

ONDE: Para conferir o lançamento, basta clicar nos links abaixo:

YouTube ou Facebook.

QUANTO: Gratuito.

Espetáculo infantojuvenil propõe reflexão sobre pessoas à margem da sociedade

Até 17 de março, segundas e quartas-feiras, às 14h30, e sábados, às 15h, a Cia. Teatral Circo Delas – grupo de São Paulo formado por mulheres – realiza apresentações virtuais gratuitas do espetáculo infantojuvenil As Clássicas, por meio do seu canal no YouTube.

As apresentações terão transmissões ao vivo abertas ao grande público e parcerias para transmissões simultâneas com abrigos de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e violência doméstica, escolas e espaços de acolhimento de crianças imigrantes.

Em As Clássicas, Carmela e Federica são duas palhaças amigas que dormem em meio a caixas de papelão nas ruas da cidade grande e passam por situações inusitadas para manter a amizade e conseguir sobreviver.

QUANDO: Até 17 de março – (seg./qua.), às 14h30, e (sáb.), às 15h.

ONDE: Para assistir ao espetáculo, clique aqui.

QUANTO: Gratuito.

Livros infantis com acesso gratuito no Kindle

Uma parceria do projeto Leia para uma Criança, do Itaú, com a Amazon disponibilizou 12 títulos de livros infantis gratuitamente no Kindle.

A intenção é ampliar um projeto do Itaú de inclusão digital. Em 2020, a instituição lançou o Live para uma Criança, que teve mais de 970 mil visualizações. Em transmissões ao vivo no YouTube, artistas e escritores como Gilberto Gil, Drauzio Varella e Gaby Amarantos fizeram leituras de livros destinadas aos jovens leitores.

O projeto foi criado há 10 anos para estimular a leitura na infância. Ao todo, o programa já distribuiu mais de 75 milhões de livros que podem ser lidos no WhatsApp ou no computador.

Fazem parte da lista títulos como: A Descoberta do Adriel (Mel Duarte e Lhaiza Morena), A Flor Que Chegou Primeiro (Mayara de Aleluia Pereira e Ivy Nunes), A Menina das Estrelas (Tulipa Ruiz e Laurent Cardon), As Bonecas da Vó Maria (Mel Duarte e Giovana Medeiros), Azizi, o Menino Viajante (Conceição Evaristo e Cleyton Almeida), Da Janela de Minas (Nicole Rodrigues Florentino, Terezinha Lima da Silva e Fernanda Sponchi), entre outros.

Os e-books já estão disponíveis na plataforma.

ONDE: Confira mais informações aqui.

QUANTO: Gratuito.


A programação e informações descritas nesses posts podem estar sujeitas a alterações por parte das produções dos eventos sem aviso prévio.

Muralzinho de Ideias é uma produtora de eventos e um portal de conteúdo e dicas de programação cultural e artística para crianças em Curitiba, idealizado pela artista, arte-educadora e mãe, Luciana Varaschin.

Quer saber mais? Então, visite: www.muralzinhodeideias.com.br

Face: muralzinhodeideias

Insta: muralzinhodeideias

WhatsApp: (41) 99589-8555

Redação: Guilherme Dias

Curadoria: Luciana Varaschin

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias