Transporte público e a Covid 19, quais os cuidados? | Jornal Plural
Clube Kotter
17 abr 2020 - 18h43

Transporte público e a Covid 19, quais os cuidados?

Os ônibus e trens são considerados ambientes de risco, porque um grande número de pessoas utilizam

O transporte público é um serviço essencial para a mobilidade das pessoas em qualquer cidade a qualquer tempo, uma vez que grande parte da população usa este modal para ir e vir do seu trabalho, e no caso desta pandemia também para ir aos postos de saúde ou hospitais, mas quais são os cuidados que temos que tomar neste momento se for necessário utilizar este transporte para se locomover em caso de urgência, ou por real necessidade.

Primeiro vamos pontuar que o Covid-19 é um vírus respiratório, e que se espalha de forma mais acentuada pelo contato com uma pessoa infectada por meio de gotículas respiratórias geradas pela tosse ou espirro, gotículas estas que podem ser inaladas, ou a contaminação também pode se dar por contato das mãos com as superfícies.

O transporte público é considerado um ambiente de risco, porque um grande número de pessoas utilizam os ônibus e é um espaço com pouca ventilação, não há um controle sobre a saúde das pessoas e, por último, existem diversas superfícies em que as pessoas têm contato.

Pois bem, agora vem o mais importante a falar: quais são os cuidados que devemos ter quando for necessário utilizar o transporte público? Isto independentemente de termos conhecimento que na sua cidade existe um risco maior ou menor de contaminação. Lembre em primeiro lugar que você deve sempre seguir as orientações das autoridades de sua cidade e estado.

Cuidados que vocês devem ter quando da utilização do transporte público:

  • Higienizar as mãos com água e sabão antes de embarcar e após desembarcar dos coletivos do transporte público;
  • Importante sempre ter por perto e utilizar álcool em gel para efetuar a limpeza das mãos, quando não for possível efetuar a lavagem;
  • Manter uma certa distância das pessoas;
  • Se precisar tossir ou espirrar, cubra o rosto com o antebraço. Este procedimento evita que gotículas entrem em contato com as mucosas da boca, olhos e nariz de outras pessoas;
  • Em caso de coriza, a utilização de lenços descartáveis é indicada. Não reutilize o lenço e o descarte em local adequado.

Portanto, faça a sua parte e #protejaavida.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias