O que são esports?

Todos esports precisam de um jogo, mas nem todo jogo faz parte dos esports

Os esports ou esportes eletrônicos são uma das vertentes do mercado mundial de games. Imagine os esports como um conjunto de modalidades tradicionais ou não, em que cada determinado esporte tem suas regras, peculiaridades e categorias de espectadores. Nos esports não são diferentes. Todos têm regras claras de como deve ser uma partida, mas nem todo game é esports.

Isso se deve porque diferente do futebol, vôlei ou basquete que são modalidades tradicionais regidos pelas suas determinadas confederações ou federações, os esports não têm uma estrutura centralizada de práticas e regras. Dentro dos esports, a empresa que comercializa o jogo (publisher) é quem determina como serão as regras, práticas e condutas do seu produto.

Ou seja, diferente dos esportes tradicionais em que ninguém é dono da “bola”, nos esports existem uma detentora dos direitos daquele produto que está sendo jogado, portanto, é a parte mais interessada que o game em questão seja um sucesso. No entanto, não são todas as publishers que se interessam que produto faça parte do ecossistema competitivo ou esports, pois com diferentes governanças e posicionamentos de mercado, vêm as diferentes formas de fazer marketing. Grandes jogos que joguei na minha infância, e jogo até hoje, não possuem um sistema de competições recorrentes e com benefícios para a comunidade interessada em competir. Isso mostra que nem todos os games fazem parte dos esports, não se deixe confundir.

É importante ressaltar que a maioria dos jogos não nasce pronto para o sistema competitivo. São raros os casos em que o jogo é criado pensando única e exclusivamente na competição. O objetivo das Publishers, na sua grande maioria, é comercializar um produto (game). Mas é de senso comum que a propaganda é a alma do negócio, sendo assim, os esports como meio de propagar e divulgar determinado produto nasceu. As empresas que tornam os seus jogos produtos de massa, costumam incentivar competições e basilar regras com boas práticas a serem seguidas neste jogo, isso são os verdadeiros esports.

Jogos como League of Legends (LoL), Counter-Strike (CS), Free Fire, DOTA e Call of Duty são necessariamente produtos comercializados ou distribuídos por suas publishers, mas também são os jogos com esports mais conhecidos e acompanhados no mundo. As empresas detentoras dos direitos destes jogos geram receita por meio da sua venda ou comercialização de produtos dentro do game e se utilizam dos esports como meio de propaganda para tal.

Desta forma, é importante compreender que mesmo com grande semelhança com os esportes tradicionais, como treinamentos recorrentes, aptidão física e mental sendo importantes para o desenvolvimento competitivo e esportivo, os esports contam com muitas outras particularidades envolvidas e são relevantes na hora de compreender o que são esports ou esportes eletrônicos.

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