Como os times de eSports monetizam e financiam suas atividades?

A mesma lógica futebolística de financiamento e monetização é aplicada no esporte eletrônico

Como uma equipe de esportes eletrônicos financia as suas atividades?

Esta resposta, muitas das vezes, é mais simples do que parece. O público normalmente imagina o eSports como uma atividade totalmente diferente dos esportes tradicionais. No entanto, quando se trata de financiamento das operações, isso não é uma verdade.

Semelhante a lógica futebolística, os times comercializam o seu alcance e impacto nos espectadores/fãs por meio de cotas de patrocínio vendidas das mais diversas formas. Quando se trata de equipes de alto rendimento, visualizamos muitas marcas em suas camisetas, redes sociais e outras ativações, mas muitas vezes não compreendemos a fundo o porquê daquela determinada marca estar estampando a camiseta deste time.

Essas equipes, assim como no futebol, têm um poder de convencimento muito grande com a sua base de fãs. Com a estratégia certa e bem formatada, um departamento comercial consegue vender esse ativo para diferentes marcas de produtos e serviços. A troca é simples: o time entrega impacto, engajamento e impressões em vários seguimentos, já a empresa interessada adquire esse serviço por meio de um contrato de publicidade ou patrocínio. Também não são raras as vezes onde as equipes aceitam permuta de equipamentos como complemento do contrato. Isso se deve porque esse equipamento pode ser utilizado para sorteios ou equipar os seus jogadores.

Assim como a Nike negocia uma cota de patrocínio com fornecimento de equipamentos e também valores para adquirir a publicidade do time de futeol, as equipes de esporte eletrônico fazem o mesmo. Além disso, outra fonte de monetização e financiamento das atividades é por meio das premiações que seus atletas ganham em competições ou por participação. Neste caso, os clubes de eSports costumam cobrar uma porcentagem sobre o prêmio se o contrato do jogador envolver uma remuneração mensal em dinheiro. Desta forma, há mais de uma fonte de monetização para o time.

Portanto, não diferente do mercado futebolístico, as equipes de eSports usam o mesmo modelo já testado e validado por outras empresas: a publicidade e propaganda para comercializar cotas de patrocínio de modo a financiar suas atividades e gerar um ciclo virtuoso de entrada de recursos na operação. E, sendo assim, no final custear os salários dos jogadores, atividades da equipe, captação de novos patrocinadores e equipes esportivas para representar o clube.

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