País do futebol - qual deles? | Plural
20 jun 2019 - 7h00

País do futebol – qual deles?

Camargo entra na onda do futebol americano, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil

Tempos atrás, era comum o comentário “Brasil, país do futebol”. Hoje, nem tanto. Basta ver, como foi amplamente divulgado, que a tarde de sábado passado foi marcada em Curitiba pelas finais do campeonato paranaense (masculino e feminino) de futebol americano. Tivemos a vitória do Curitiba Silverhawks diante do Cold Killers e a do HP Tigers sobre o Brown Spiders, no Croco Stadium.

Há quem tenha reclamado, não propriamente do esporte, mas do nome dos times:

– Duro de pronunciar…

O fato é que, apesar da xenofobia que ainda impera por aqui, cresce no Brasil o interesse pelo futebol americano. Ainda há quem faça cara feia, alegando também que se trata de um esporte muito complicado. Assim sendo, há quem recomende uma leitura. O texto de Marcelo Brandão publicado em novembro de 2016 no site da Agência Brasil. Título: Entenda o futebol americano.

– O futebol americano é um jogo de conquista de território. Cada time tem quatro jogadas para avançar dez jardas (9,14 metros) com a bola. Caso avance, ganha direito a mais quatro jogadas e assim por diante. Caso não consiga, devolve a bola para o time adversário, que terá sua oportunidade de atacar.

Cada time conta com 11 jogadores titulares de ataque e 11 de defesa. O quarterback é uma espécie de “camisa 10” do time. É das mãos dele que sai a maioria das jogadas de ataque, seja lançando a bola para outros jogadores ou entregando nas mãos de um companheiro para uma corrida. Em algumas jogadas, ele mesmo corre com a bola.

A principal pontuação do jogo é o touchdown e vale seis pontos. Um touchdown acontece quando um jogador recebe a bola no fundo do campo adversário ou corre com ela até lá (local chamado de end zone). Após o touchdown, o time tem direito a tentar um ponto extra, chutando a bola no meio das traves. O time também pode tentar uma conversão de dois pontos, através de uma jogada normal de ataque a partir da linha de duas jardas, passando ou correndo com a bola até a end zone.

Outra pontuação recorrente nas partidas é o field goal. É um chute executado pelo kicker, jogador que só entra em campo em situações de chute. O field goal rende três pontos ao time se a bola chutada passar pelo meio das traves no fundo do campo. Após uma pontuação, a bola é devolvida ao adversário, para que ele inicie sua campanha de ataque.

Existem várias situações caracterizadas como falta no futebol americano. Dentre elas estão agarrar a grade do capacete do adversário, atingir o adversário “cabeça com cabeça” ou acertá-lo após o término da jogada.

 

Leia mais artigos de Francisco Camargo

Capital e trabalho (de braços dados?)

Não é de hoje – e nem por falta de alerta 

 

Últimas Notícias

Humor solar

Como a cartunista Pryscila Vieira conquistou um mundo chefiado por homens e hoje estuda astrologia para traduzir as estrelas em suas tirinhas

Ana Justi