Mico e o grande desafio  | Jornal Plural
4 jun 2019 - 7h00

Mico e o grande desafio 

Camargo fala da “aventura” de Marcelo Micoanski correr a maratona na Serra do Rio do Rastro

Marcelo Micoanski, Mico para os amigos, já foi personagem de matéria do jornalista José Carlos Fernandes, em 2013, na Gazeta do Povo. Em “Um conto na cratera do Cabral”, o Zeca conta a história do “eletricista que não se limita a seu trabalho – adora correr e treina quase que diariamente”. Pura verdade, tanto o Mico virou figurinha carimbada no Juvevê e bairros próximos.

Mico dedica-se ao esporte desde os 10 anos, graças a um professor de Educação Física. Afinal, conforme o Zeca Fernandes, mantém a “resistência animal do piá de canelas compridas e peso de uma pena”. É que, por um bom tempo, ostentou o galardão de “promessa do atletismo paranaense”, colecionando muitas medalhas.

Hoje, aos 34 anos, 1,80 metro, 72 quilos, Marcelo corre 10 quilômetros por dia. E não perde maratonas. Tanto que se prepara para o maior desafio de sua vida: no dia 31 de agosto, um sábado, vai encarar a Subida da Serra do Rio do Rastro – Treviso – Santa Catarina.

Para ter uma ideia da pedreira que é o desafio basta ver o que dizem os próprios organizadores da prova: “Descer ou subir a Serra do Rio do Rastro é uma aventura. O trecho altamente sinuoso da SC-438, com 284 curvas, fica entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. A partir de Lauro Müller, os primeiros 16 km são asfaltados. Nos outros 7 km, em concreto, a emoção é outra: subidas íngremes e curvas de 180 graus. A Serra do Rio do Rastro fica no sul do estado. É cortada pela rodovia SC-390. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais de Santa Catarina. Localiza-se no município de Lauro Müller, a mais de 1.421 metros de altitude”.

Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina

Para quem tá ansioso para correr, isso mesmo, ansioso, os organizadores das provas alertam para o esquema: a largada dos 42 quilômetros é em Treviso, com tempo máximo para a prova de seis horas, a partir das 7 da manhã. Já os que fazem 25 quilômetros largam à tarde, na cidade de Lauro Muller – com tempo/limite de conclusão de três horas e meia. Os atletas dos 25 e 42 quilômetros se encontram depois na cidade de Bom Jardim da Serra, a 1.418 metros de altitude na chegada.

Ufa! Confira horário da largada e boa sorte, Mico. E nós estaremos (mais uma vez) na torcida. Pernas pra que te quero…

 

Leia mais artigos de Francisco Camargo

Seria cômico – não fosse trágico…

Pra quem não leu…

 

Últimas Notícias