Gentílico – um desafio sobre 4 rodas

Como ainda há gente que não abre mão das palavras cruzadas, temos também quem adora matar uma possível charada observando placas de automóveis

Cada maluco, no bom sentido, com sua mania. Tanto que um amigo reencontrou um velho conhecido que se declara caçador de gentílicos, ou seja, o nome que designa a ligação de alguém ao lugar onde nasceu, reside ou ao qual pertence. E assim, é claro, vive de olho nas abundantes placas de automóveis e de outros veículos. Mas a figura confessa andar meio nocauteada – e não é para menos. Afinal, Curitiba, no ano passado, já tinha a quarta maior proporção entre pessoas e automotores do país – um veículo para cada 1,3 habitante, o que significaria, na capital, 1.746.896 moradores para 1.315.305 veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Vai daí que o caçador de gentílicos topou com um carro com placa de Tibagi – PR; Ah, essa é fácil. E, recorrendo a conversas com o amigo Paulo Mercer, a quem enviou (mentalmente) um grande abraço, completou: tibagiense.  

Prosseguindo na caminhada, uma surpresa: encontrou um veículo com placa de Jaru – Rondônia. Isso mesmo. O jeito foi anotar o nome para uma pesquisa mais tarde, quando constataria que os lá nascidos são jaruenses. O que estaria fazendo em Curitiba? Nada contra, afinal o Paraná já foi decantado como terra de todas as gentes.  

De Itaipulândia a Perobal  

Já em casa, e livre da máscara contra a Covid-19, o tal caçador de gentílicos ampliou suas anotações, onde já constavam esses registros:  

– Itaipulândia – PR: itaipulandiense; Janiópolis – PR: janiopolense; Marechal Cândido Rondon – PR: rondonense; Dois Vizinhos – PR: duovizinhense; Fazenda Rio Grande – PR: fazendense; Uraí-PR: uraiense; Assis Chateaubriand – PR: chateaubriandense; Campina Grande do Sul –PR: sul-campino-grandense; Pontal do Sul – PR: pontalense; Paraíso do Norte – PR: paraisense-do-norte; Santa Terezinha de Itaipu – PR: itaipuense; Iraí – MG: iraiense; Salto do Lontra – PR: lontrense; Pérola – PR: perolense; Reserva – PR: reservense; Perobal – PR: perobalense; Ji-Paraná – PR: ji-paranaense.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima