De volta aos bons tempos do Trio de Ferro

Com o Paraná e o Coritiba lutando para subir, o primeiro recheado de problemas e desafios, vale lembrar quando o futebol da capital era bem outro

Diante da situação dos times da capital, com o Coritiba na Série B e o Paraná na Série C, depois de ler o noticiário (esportivo) do dia, alguém ficou sabendo da eleição no Paraná Clube. Três chapas disputaram a eleição, ontem, segunda-feira (9). Independentemente do resultado, a torcida é a mesma: que a nova diretoria recoloque o time na devida posição que já foi sua por muito tempo. Ou nos bons tempos da Vila Capanema. Vai daí que um torcedor do Athletico, adversário, mas no bom sentido, nunca inimigo, recorreu a uma antiga publicação. Coisa do final da década de 1960: Série Café Alvorada no Esporte – IV.  

Com texto do jornalista (e radialista) Maurício Fruet, de saudosa memória, a publicação, em forma de história em quadrinhos, desenhos de um tal de Pancho, traz a história do time (e, na sequência, também foram brindados o então Atlético, sem h, e o Coritiba; pena que não deu para lançar a do Leão da Vila Guaíra). Na apresentação, ao saudar a torcida colorada, Maurício destaca o fato de que, no momento, a agremiação “atravessa fase de intenso progresso e prosperidade”. O assunto, aliás, foi tema de um texto publicado aqui no Plural, no dia 26 de fevereiro do ano passado.  

Desta vez, o que temos são as imagens de uma das publicações em forma de HQ – história em quadrinhos. Isso mesmo. Afinal, o Plural sempre justificou e continua justificando plenamente o seu nome. Mas por que o (então) Ferroviário? Porque nasceu forte e, em 1953, foi o Campeão do Centenário. Na década de 50, os campeonatos disputados em datas históricas eram comemorados de uma maneira especial, com destaque para o centenário da emancipação política do Paraná. Daí o título de Campeão do Centenário. Velhos e bons tempos, principalmente para o Tricolor da Vila Capanema. E aí temos textos e imagens da série.  

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima