18 jan 2022 - 8h00

A culpa não é de São Pedro – pelo contrário

Já foi comum não botar muita fé na previsão do tempo e, sob uma inesperada chuva, culpar o apóstolo, aquele “que abre as comportas do céu”

No domingo, como noticiou o Estadão Conteúdo, o Papa Francisco expressou seu apoio às pessoas afetadas por enchentes causadas por fortes chuvas em diversas regiões do Brasil nas últimas semanas. Foi durante a tradicional mensagem dominical, com Sua Santidade na janela do Palácio Apostólico:  

– Expresso minha proximidade com as pessoas atingidas pelas fortes chuvas e inundações em várias regiões do Brasil nas últimas semanas, disse.  

E, ao ler a notícia, alguém imaginou por onde andaria Bolsonaro. E concluiu que, talvez, em mais uma de suas motociatas, incluindo asaquáticas, por conta do dinheiro público, é claro.  

Calorão e tempestades  

Outro registro do fim de semana: na tarde de domingo (16), de acordo com o Simepar, duas cidades paranaenses marcaram 40°C. Em Capanema, Oeste do estado, os termômetros chegaram a 40,1°C. e, em Loanda, no Noroeste, a temperatura bateu os 40°C. E a onda de calor também provocou tempestades em praticamente todas as regiões do Paraná, acompanhadas de raios e ventos fortes.  

Já em Curitiba, no sábado (15), a partir das 16h30, forte chuva com formação de granizo causou alagamento em vários bairros, conforme boletim da Defesa Civil. E uma ponte, no Cajuru, foi isolada por conta de risco de desabamento de parte da estrutura.  

Uma passagem na Bíblia, na qual Jesus diz a Pedro que daria a ele a chaves do céu, fez a fama de “porteiro” do santo, e por tabela, ser o responsável por definir quanto e quando chove.

Mais problemas a caminho  

Prenúncio de um fim de semana complicado: na sexta-feira (14), policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) prenderam um homem por desmatar 7 hectares em unidade de conservação ambiental. A ação teve Antonina como palco. Uma equipe da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas), do Batalhão Ambiental da PM, patrulhava a área e, com o auxílio de um drone, localizou duas pessoas desmatando uma região de mata nativa. A vegetação (Mata Atlântica) fica no interior de uma unidade de conservação federal. A que ponto nós chegamos…  

Fonte de inspiração  

“Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas. Toda a minha obra é inspirada na Mata Atlântica.”  

Tom Jobim.

“Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares / Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares / E as baleias desaparecendo por falta de escrúpulos comerciais / Eu queria ser civilizado como os animais.” 

Roberto e Erasmo Carlos.

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.”

Albert Schweitzer.

“Quando a última árvore for cortada, o último peixe for pescado, o último rio for envenenado, somente então nós vamos perceber que não se pode comer dinheiro.”

Provérbio indígena.
Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Um comentário sobre “A culpa não é de São Pedro – pelo contrário

Deixe um comentário

Últimas Notícias

Bolsonaro não concluiu 84% das obras da transposição do Rio São Francisco, como alega vídeo

É enganosa a afirmação de que Jair Bolsonaro (PL) entregou 84% das obras da Transposição do rio São Francisco. Apesar do presidente ter retomado 222 km que haviam sido retirados do projeto original por administração anterior, a execução da obra atravessou outras três gestões federais que, juntas, entregaram mais de 90% da infraestrutura do empreendimento, considerando a extensão inicial – de 477 km

Projeto Comprova