A culpa não é de São Pedro – pelo contrário
Já foi comum não botar muita fé na previsão do tempo e, sob uma inesperada chuva, culpar o apóstolo, aquele “que abre as comportas do céu”
No domingo, como noticiou o Estadão Conteúdo, o Papa Francisco expressou seu apoio às pessoas afetadas por enchentes causadas por fortes chuvas em diversas regiões do Brasil nas últimas semanas. Foi durante a tradicional mensagem dominical, com Sua Santidade na janela do Palácio Apostólico:
– Expresso minha proximidade com as pessoas atingidas pelas fortes chuvas e inundações em várias regiões do Brasil nas últimas semanas, disse.
E, ao ler a notícia, alguém imaginou por onde andaria Bolsonaro. E concluiu que, talvez, em mais uma de suas motociatas, incluindo asaquáticas, por conta do dinheiro público, é claro.
Calorão e tempestades
Outro registro do fim de semana: na tarde de domingo (16), de acordo com o Simepar, duas cidades paranaenses marcaram 40°C. Em Capanema, Oeste do estado, os termômetros chegaram a 40,1°C. e, em Loanda, no Noroeste, a temperatura bateu os 40°C. E a onda de calor também provocou tempestades em praticamente todas as regiões do Paraná, acompanhadas de raios e ventos fortes.
Já em Curitiba, no sábado (15), a partir das 16h30, forte chuva com formação de granizo causou alagamento em vários bairros, conforme boletim da Defesa Civil. E uma ponte, no Cajuru, foi isolada por conta de risco de desabamento de parte da estrutura.
Mais problemas a caminho
Prenúncio de um fim de semana complicado: na sexta-feira (14), policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) prenderam um homem por desmatar 7 hectares em unidade de conservação ambiental. A ação teve Antonina como palco. Uma equipe da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas), do Batalhão Ambiental da PM, patrulhava a área e, com o auxílio de um drone, localizou duas pessoas desmatando uma região de mata nativa. A vegetação (Mata Atlântica) fica no interior de uma unidade de conservação federal. A que ponto nós chegamos…
Fonte de inspiração
“Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas. Toda a minha obra é inspirada na Mata Atlântica.”
Tom Jobim.
“Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares / Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares / E as baleias desaparecendo por falta de escrúpulos comerciais / Eu queria ser civilizado como os animais.”
Roberto e Erasmo Carlos.
“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.”
Albert Schweitzer.
“Quando a última árvore for cortada, o último peixe for pescado, o último rio for envenenado, somente então nós vamos perceber que não se pode comer dinheiro.”
Provérbio indígena.
Um comentário sobre “A culpa não é de São Pedro – pelo contrário”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Excelente texto e muito pertinente ao momento preocupante e triste pelo qual estamos passando! Parabéns, Francisco Camargo!