Cães ganham ensaio fotográfico para promover adoção em Piraquara

Para sensibilizar também a população, realiza-se um “ensaio fotográfico” em busca do melhor ângulo dos famosos vira-latas brasileiros

Quem nunca viu um post com a imagem de um bichinho de estimação em poses fofas e aquela enxurrada de curtidas e comentários? A publicação de fotos de animais domésticos sempre foi um sucesso nas redes sociais. Por outro lado, essas declarações de afeto contrastam com uma realidade triste. A pandemia e a diminuição da fonte de renda de muitas famílias gerou um aumento de abandono de animais domésticos.

Larissa Oliberato, técnica em administração em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, adotou o pequeno Scooby (nome dado por ela). Perdido em frente ao portão de sua casa, se solidarizou com o bichinho. “Ele apareceu aqui na frente, devem ter abandonado em algum lugar e ele andou até aqui. Aí eu recolhi, alimentei, dei banho e postei nas redes sociais para ver se alguém queria ou se ele tinha fugido de alguma casa”, conta.

Mas ela não esperava que o post tivesse zero interesse dos internautas. Ninguém quis adotar Scooby ou demonstrou qualquer interesse em ajudar. Intrigada, ela teve a ideia de postar novamente nas mesmas redes sociais a adoção de um cão, mas dessa vez um de raça. Postou a foto de uma beagle baixada da internet e fez o anúncio para ver se teria algum retorno. Segundo ela, em 25 minutos já tinha recebido dezenas de mensagens de pessoas que teriam interesse em adotar o animal.

Indignada, Larissa fez uma postagem criticando o fato. “Não sinto que teve muito efeito, pois é difícil mudar o pensamento de pessoas vazias e desumanas”, acrescenta. “Não consegui doar ele, peguei ele para mim, era só um cachorro, dei o nome de Scooby e hoje ele tem a vida de um príncipe”, finaliza.

Campanha de cães abandonados

Nos últimos meses, o Canil Municipal de Piraquara teve um aumento significativo de animais. Para amenizar o problema, a prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a equipe do Departamento de Promoção e de Bem-Estar Animal (DPBEA), retomou a campanha de adoção de animais abrigados pelo município, mas dessa vez de forma digital.

Para sensibilizar também a população, realiza-se um “ensaio fotográfico” em busca do melhor ângulo dos famosos vira-latas brasileiros.

A médica veterinária do município Erika Fabíola Leitão explica a ideia do projeto: “A campanha é uma ação muito importante, porque são cães de rua ou comunitários resgatados que recebem atendimento veterinário no horto, canil municipal. Ainda mais durante a pandemia que teve um aumento de abandono”.

A forma de adoção é simples. Os interessados entram em contato com o DPBEA informando a intenção de adoção. A seguir é agenda uma visita para que o interessado conheça os animais. Neste mesmo momento, é realizada entrevistas e são apresentados os documentos. Os adotantes devem assinar um termo. Não há limite máximo para adoção, desde que o interessado possua condições financeiras e estrutura física/espaço adequado para o número de animais que deseja adotar.

Contato

A adoção de cães segue em Piraquara. Para maiores informações:

Departamento de Proteção e Bem-estar Animal: 3590-3508.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 3590-3505.

Orientação: Guilherme Carvalho (professor e jornalista).

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima