Gosto muito de pessoas criativas! São sempre cheia de ideias, planos e soluções e sempre falam de tudo isso com muita empolgação.
Eu conheço muitas pessoas assim! Normalmente são pessoas que tem uma ideia e nessa ideia ele já prevê muitas outras, porque não consegue parar em uma só.
Há um tempo eu atendi um cliente que me trouxe quatro projetos e o problema era que ele queria colocar a mesma energia em todos esses projetos e ao mesmo tempo.
Delicadamente eu disse a ele que apesar de eu gostar de todos os projetos e de achá-lo muito criativo eu teria que puxá-lo para o chão porque eu precisava que ele tivesse foco, caso contrário nada daria certo e o pior, além de perder tempo ele também corria o risco de jogar dinheiro fora.
É mais ou menos como se você fosse arrumar a casa e resolvesse ajeitar tudo junto de uma única vez: o quarto, a cozinha, o banheiro e a sala. Eu já tentei fazer isso… e sabe o que aconteceu? Eu arrumei a casa, mas levei muito mais tempo que o normal, pois me perdia ao voltar para os cômodos porque tinha que lembrar o que eu já tinha feito e no que eu tinha que terminar de fazer.
O que fazer primeiro? Como decidir por onde começar?
O melhor nessa hora é escrever sobre os projetos e classificá-los, por exemplo, você deverá entender qual lhe trará mais rentabilidade, qual será o mais fácil, o mais rápido e o mais trabalhoso e depois é só escolher.
Algumas ferramentas podem te ajudar a fazer isso. Eu gosto muito do Canvas.
O Canva é uma ferramenta do planejamento estratégico que facilita a definição e a organização de ideias através de um diagrama que permite a visualização de todas as estratégias em apenas um quadro. É uma sessão de brainstorm de ideias.
Dessa forma as ideias vão para o papel. Quando visualizamos nossas ideias fica mais fácil entender o que fazer. Nasce então um plano de ação: o que fazer.
Já utilizei essa ferramenta com muitos clientes e já tive situações em que a ideia foi abandonada antes de ser colocada em prática, porque entendemos que a ideia possivelmente iria concorrer e atrapalhar o negócio atual.
Em 2008 a Revista Fortune trouxe uma frase de Steve Jobs sobre foco: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”
Steve Jobs foi muito sábio nessa declaração. É importante aprender a dizer não! E o dizer não é inclusive para você mesmo, pois nada pode te tirar o foco, ou seja, você precisa saber exatamente o que você vai fazer, precisa ter seu objetivo claro e cumpri-lo, mesmo que para isso seja necessário abrir mão de algumas coisas.
Vou te dar mais algumas dicas sobre foco:
- Aprenda a dizer não. Tenha em mente o que você quer e, portanto, não pegue outras atividades ou outro projeto que o tire do foco;
- Tenha em mente o que você quer, de maneira clara e objetiva. Faça um Canvas! Coloque suas ideias no papel, planeje os próximos passos, evite perder tempo;
- Use as perguntas: por que? O que? Como? Se organize.
- Não faça outras coisas ao mesmo tempo, faça uma coisa de cada vez;
- Treine sua capacidade de focar em uma tarefa. Faça exercícios simples de concentração, mantenha a atenção em uma única atividade. Esvazie sua cabeça, desligue os alertas do celular, avise as pessoas que não pode ser interrompido;
- Se organize! Pessoas organizadas não perdem tempo em atividades desnecessárias e conseguem se concentrar nas tarefas sem interferências de pensamentos desnecessários;
- Use agenda, saiba priorizar o que é importante.
Mãos à obra!
Sobre o/a autor/a
Karla Küster
Administradora de empresas formada pela FAE Business School, com pós-graduação em Marketing, Gestão de Pessoas e em Finanças. Atuou em instituições financeiras e em empresas nacionais e multinacionais. Desde 2015 é consultora empresarial em sua empresa Credita CGE – Consultoria e Gestão Empresarial.