Quero empreender, por onde começar? - Jornal Plural
12 jul 2021 - 8h00

Quero empreender, por onde começar?

Ao pensar em empreender pense em itens como: produto e/ou serviço, local para funcionar, pessoas para atender, maquinário, computadores, mobília, forma de atendimento, processos, controles, marca, divulgação, venda e pró-labore.

Abrir uma empresa, começar um novo negócio, comprar uma franquia, comprar um negócio em funcionamento, inventar alguma coisa… Afinal, como começar?

Primeiro ponto, pense nas suas habilidades e olhe para o mercado.

O que você gosta de fazer? Pode ser cozinhar, desenhar, construir, transformar.

O que o mercado está precisando? Uma solução nova? Um produto inovador, um serviço com qualidade e excelência?

Quem é sua concorrência? Mais alguém faz esse mesmo produto/serviço? Onde ele está? Posso ser um franqueado? Tem algum negócio desses à venda?

O que você precisa desenvolver ou estudar? Você tem todo o conhecimento para entrar no mercado? Sabe fazer? Precisa melhorar alguma das suas habilidades? Onde tem cursos ou treinamentos para se aprimorar?

Pense como você irá começar.

No mundo dos negócios assim como na nossa vida pessoal temos que nos planejar.

Como assim?

Você já pensou como será sua primeira viagem pós-pandemia? Você já foi pesquisar valores e pacotes de viagens? Sabe o período que vai poder viajar? Você já sabe se vai para um lugar frio ou um lugar quente? Você sabe se vai precisar comprar roupas para levar? E a sua mala de viagens está em boas condições? O lugar tem internet? Essas são perguntas básicas que certamente em algum momento passarão pela sua cabeça e por que no mundo dos negócios isso deveria ser diferente?

Ao pensar em empreender pense em itens como: produto e/ou serviço, local para funcionar, pessoas para atender, maquinário, computadores, mobília, forma de atendimento, processos, controles, marca, divulgação, venda e pró-labore.

Parece muito?

Pode até parecer muito, mas todos esses itens são importantes para pensar o que fazer, como fazer e em quanto dinheiro terá que investir.

Plano de negócios e plano de ação nascem de uma necessidade e são importantes para se entender quantos produtos/serviços terá que vender para manter e fazer crescer seu empreendimento.

Tenha em mente que os primeiros anos de negócio serão de investimento e que esse investimento deve retornar antes de começar a contar seu lucro.

Mesmo que a ideia seja a de comprar um negócio já em funcionamento entenda que vai existir um investimento. Onde buscar esse valor?

De posse do valor para investir separe um montante para seu capital de giro, esse valor deverá te manter pelos primeiros anos.

Calcule o tempo de retorno, isso se chama payback (tempo de retorno do investimento), tenha metas comerciais e de crescimento, tenha uma meta comercial, quando, quanto e onde vender, tenha controle financeiro, todas suas ações geram entradas ou saídas de dinheiro, organize um fluxo de caixa.

Cerque-se de pessoas que acreditem no seu negócio, busque profissionais no mercado, forme sua equipe. Faça escolhas assertivas, pense no tipo de pessoa que você quer ao seu lado, imagine idade, formação, experiência. Defina o que essa pessoa irá fazer.

Faz sentido?

Bem-vindo(a) ao mundo do empreendedorismo!

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

6 comentários sobre “Quero empreender, por onde começar?

  1. Excelente matéria e muitos pontos importantes para refletir antes de iniciar um negócio.
    Gosto muito de colocar esses itens no papel para conseguir visualizar melhor as oportunidades e diferenciais no negócio que estou planejando.
    Obrigado pela contribuição Karla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias