Quero empreender, mas como vender meu produto?

Tudo que você for considerar em fazer pense em quanto você irá ganhar com isso. Afinal, não se empreende ser não for para ganhar dinheiro

Essa semana eu li em algum lugar na mídia social algo mais ou menos assim: “você só vende bem aquilo que você acredita que é bom”.

Se você está naquele dilema do que fazer, entenda que o primeiro passo é abrir um negócio com algo que você goste de fazer!

O que você gosta? O que você sabe fazer? O que seria bom para o mercado consumidor?

Abrir uma empresa, um novo negócio, uma startup ou mesmo comprar uma franquia…

O que você gosta de fazer? Você gosta de viajar? Que tal começar a organizar viagens? Você não precisa abrir uma agência de viagens, mas você pode prestar consultoria em viagens!

Você gosta de cozinhar? E que tal começar a ganhar dinheiro cozinhando?

Tudo que você for considerar em fazer pense em quanto você irá ganhar com isso. Afinal, não se empreende ser não for para ganhar dinheiro. 

O que você precisa desenvolver ou estudar? Você tem todo o conhecimento para entrar no mercado? Sabe fazer? Precisa melhorar alguma das suas habilidades? Onde tem cursos ou treinamentos para se aprimorar?

Quem é sua concorrência? Mais alguém faz esse mesmo produto/serviço? Tem algum negócio desses à venda?

Qual será seu cliente? Como você irá se relacionar com ele? Onde ele está? Como chegar até ele?

Seu negócio pode ter parcerias? Quem seriam seus parceiros de negócio?

O mundo empresarial é cheio de oportunidades, você só precisa parar para pensar. Descobrir o que quer fazer a montar um plano de negócios.

Consultores empresariais podem te ajudar a criar um plano de negócios. O Sebrae tem alguns programas gratuitos que podem te ajudar.

Não comece um negócio sem saber como você vai fazer, quanto você terá que investir, no que você irá investir e as dificuldades que você poderá encontrar.

Um plano de negócios e um plano de ação são importantíssimos porque lhe trarão clareza no que deverá fazer e quando deverá fazer. Essas duas ferramentas irão te fortalecer e lhe trarão um North.

Tenha em mente que os primeiros anos de negócio serão de investimento e que esse investimento deve retornar antes de começar a contar seu lucro.

Cerque-se de pessoas que acreditem no seu negócio.

Ao precificar seu produto/serviço certifique-se de levantar todos os custos e despesas, e entenda seu ticket médio e a quantidade de produtos que deverá vender para pagar todas as suas contas, para manter e fazer crescer seu empreendimento.

Com todas as informações nas mãos, com um produto ou serviço bem desenhado e sabendo quem será seu cliente chegar até ele ficará mais fácil.

Se você nunca vendeu nada, procure por um treinamento em vendas. Encontre também um CRM para controlar sua venda. O mundo digital tem diversas opções gratuitas e pagas. Busque um que seja fácil de usar.

O importante em vendas é:

  1. busque instrução, leia bastante, faça treinamentos em vendas, seja digital ou presencial;
  2. entenda do seu negócio, seu cliente vai te fazer milhares de perguntas, você tem que estar preparado, logo, estude sobre seu negócio e entenda sua concorrência;
  3. faça campanhas de vendas direcionadas para o cliente que você quer, entenda onde ele está e como chegar até ele;
  4. tenha meta de vendas, saiba quanto você precisa vender para pagar suas contas e ter um dinheiro de sobra para reinvestir;
  5. não se deixe abalar por negativas, o mundo de vendas é cheio delas;
  6. organize sua agenda, não perca tempo atravessando a cidade de um lado para o outro e nem deixe seu cliente sem retorno;
  7. tenha controle de todos com quem conversou, a etapa de cada prospecção e de cada proposta ou negociação, cuidado para não se perder;
  8. seja profissional.

Espero ter ajudado!

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Um brinde à capital ecológica!

Apesar de todos os títulos e atributos sustentáveis conferidos à Curitiba, do alto de seus 331 anos recém completados, a cidade não está imune à crise climática. Saiba aqui o que podemos fazer a respeito

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima