Essa semana eu li em algum lugar na mídia social algo mais ou menos assim: “você só vende bem aquilo que você acredita que é bom”.
Se você está naquele dilema do que fazer, entenda que o primeiro passo é abrir um negócio com algo que você goste de fazer!
O que você gosta? O que você sabe fazer? O que seria bom para o mercado consumidor?
Abrir uma empresa, um novo negócio, uma startup ou mesmo comprar uma franquia…
O que você gosta de fazer? Você gosta de viajar? Que tal começar a organizar viagens? Você não precisa abrir uma agência de viagens, mas você pode prestar consultoria em viagens!
Você gosta de cozinhar? E que tal começar a ganhar dinheiro cozinhando?
Tudo que você for considerar em fazer pense em quanto você irá ganhar com isso. Afinal, não se empreende ser não for para ganhar dinheiro.
O que você precisa desenvolver ou estudar? Você tem todo o conhecimento para entrar no mercado? Sabe fazer? Precisa melhorar alguma das suas habilidades? Onde tem cursos ou treinamentos para se aprimorar?
Quem é sua concorrência? Mais alguém faz esse mesmo produto/serviço? Tem algum negócio desses à venda?
Qual será seu cliente? Como você irá se relacionar com ele? Onde ele está? Como chegar até ele?
Seu negócio pode ter parcerias? Quem seriam seus parceiros de negócio?
O mundo empresarial é cheio de oportunidades, você só precisa parar para pensar. Descobrir o que quer fazer a montar um plano de negócios.
Consultores empresariais podem te ajudar a criar um plano de negócios. O Sebrae tem alguns programas gratuitos que podem te ajudar.
Não comece um negócio sem saber como você vai fazer, quanto você terá que investir, no que você irá investir e as dificuldades que você poderá encontrar.
Um plano de negócios e um plano de ação são importantíssimos porque lhe trarão clareza no que deverá fazer e quando deverá fazer. Essas duas ferramentas irão te fortalecer e lhe trarão um North.
Tenha em mente que os primeiros anos de negócio serão de investimento e que esse investimento deve retornar antes de começar a contar seu lucro.
Cerque-se de pessoas que acreditem no seu negócio.
Ao precificar seu produto/serviço certifique-se de levantar todos os custos e despesas, e entenda seu ticket médio e a quantidade de produtos que deverá vender para pagar todas as suas contas, para manter e fazer crescer seu empreendimento.
Com todas as informações nas mãos, com um produto ou serviço bem desenhado e sabendo quem será seu cliente chegar até ele ficará mais fácil.
Se você nunca vendeu nada, procure por um treinamento em vendas. Encontre também um CRM para controlar sua venda. O mundo digital tem diversas opções gratuitas e pagas. Busque um que seja fácil de usar.
O importante em vendas é:
- busque instrução, leia bastante, faça treinamentos em vendas, seja digital ou presencial;
- entenda do seu negócio, seu cliente vai te fazer milhares de perguntas, você tem que estar preparado, logo, estude sobre seu negócio e entenda sua concorrência;
- faça campanhas de vendas direcionadas para o cliente que você quer, entenda onde ele está e como chegar até ele;
- tenha meta de vendas, saiba quanto você precisa vender para pagar suas contas e ter um dinheiro de sobra para reinvestir;
- não se deixe abalar por negativas, o mundo de vendas é cheio delas;
- organize sua agenda, não perca tempo atravessando a cidade de um lado para o outro e nem deixe seu cliente sem retorno;
- tenha controle de todos com quem conversou, a etapa de cada prospecção e de cada proposta ou negociação, cuidado para não se perder;
- seja profissional.
Espero ter ajudado!
Sobre o/a autor/a
Karla Küster
Administradora de empresas formada pela FAE Business School, com pós-graduação em Marketing, Gestão de Pessoas e em Finanças. Atuou em instituições financeiras e em empresas nacionais e multinacionais. Desde 2015 é consultora empresarial em sua empresa Credita CGE – Consultoria e Gestão Empresarial.