Quantas estrelas vale a sua empresa?

Os profissionais que atuam com marketing digital destacam a importância das avaliações, e, muitas vezes, incentivam as empresas a solicitar que seus consumidores deixem avaliações e comentários, para ajudar no crescimento da empresa e na captação de novos clientes

Constantemente realizamos pesquisas na internet, em mecanismos de busca, como o Google, com o intuito de obter mais informações, e consumidores conscientes realizam essa prática para definir se contratam os serviços de uma empresa, ou se o produto da marca x ou y é bom.

E essas avaliações são importantes para demonstrar não só a qualidade da empresa, mas a boa fé que ela demonstra. Os profissionais que atuam com marketing digital destacam a importância das avaliações, e, muitas vezes, incentivam as empresas a solicitar que seus consumidores deixem avaliações e comentários, para ajudar no crescimento da empresa e na captação de novos clientes.

Porém, as avaliações negativas também trazem consequências, e refletem a insatisfação do consumidor em relação àquele fornecedor. E também existem avaliações que podem ser ofensas à empresa, feitas pelo consumidor com a clara intenção de prejudicar a empresa.

Nos Estados Unidos, um casal insatisfeito com o atendimento de uma empresa, deu uma avaliação com uma estrela no Google. Apesar das tratativas e pedidos para retirada da avaliação, o casal manteve seu posicionamento inicial, e não modificou a avaliação.

No Brasil, existem profissionais especializados em marketing digital que estão realizando novos estudos para quantificar os prejuízos das empresas, em razão de difamações sofridas pelos empresários.

Como resultado, a empresa acionou o casal judicialmente, e pediu uma indenização no valor de US$ 112 mil, acusando-os de difamação.

O advogado da empresa alega que o pedido foi feito, em razão da clara intenção de prejudicar a empresa com a avaliação, e que essa postura está sendo utilizada com mais frequência pelos empresários, com pedidos acolhidos pelos juízes.

Apesar de distante do cenário nacional, com aplicação de legislações e regras diferentes, e de envolver um pedido de indenização por avaliação com somente uma estrela, a situação acima serve como alerta.

No Brasil, existem profissionais especializados em marketing digital que estão realizando novos estudos para quantificar os prejuízos das empresas, em razão de difamações sofridas pelos empresários.

Esses estudos servem como base para determinar o valor de um pedido de indenização, pelo dano causado à empresa, em caso de uma ação, quando sua empresa sofre ataques difamatórios.

Além disso, a difamação é considerada como crime pelo Código Penal brasileiro, e pode gerar consequências na esfera penal também ao consumidor.

Porém, é importante destacar que a difamação consiste em imputar um fato ofensivo à honra de alguém, e não somente demonstrar a insatisfação, ou descontentamento com a empresa em uma avaliação na internet.

O direito à liberdade de expressão deve ser respeitado, o consumidor pode expressar se gostou ou não do atendimento da empresa, além disso, as falhas na prestação de serviço podem acontecer.

O direito à liberdade de expressão deve ser respeitado, o consumidor pode expressar se gostou ou não do atendimento da empresa, além disso, as falhas na prestação de serviço podem acontecer.

O fornecedor tem o dever de manter uma relação pautada na boa fé e respeito aos seus consumidores, e a mesma postura é esperada do consumidor.

Caso haja uma ofensa à sua empresa, é importante que você tome providências para evitar maiores prejuízos, e preservar a sua imagem.

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