18 out 2021 - 8h30

Procure bons sistemas de gestão!

Tenha um bom sistema, mantenha seu negócio organizado com informações consistentes, tenha processos bem definidos, cuide do seu negócio

Sabe o que é um sistema de gestão empresarial? É um software para planejamento e controle de recursos empresariais, com um sistema deve ser possível automatizar e gerenciar a maioria das etapas do seu negócio.

No mercado encontramos diversos tipos de sistemas para controle e planejamento, cada um desenhado para um modelo de negócio.

Já conheci diversos sistemas e posso dizer que tem sistemas para controle de processos jurídicos, controle de transportes, controle para negócios voltados a saúde ocupacional, para lojas, cafeterias, gráficas, indústria…

O que você precisa saber ao contratar um sistema operacional?

Um sistema deve prever desde a entrada de uma ordem de serviços até o pagamento e possível contabilização.

É muito comum encontrarmos no mercado sistemas que visam somente o negócio, deixando o controle financeiro e o contábil de lado, acredita?

Mas eles precisam estar no sistema? Mas contabilidade e financeiro não é a mesma coisa?

Não. Esses conceitos muitas vezes não estão bem definidos entre os empresários. Essas são atividades complementares e com focos diferentes.

A contabilidade tem um aspecto analítico de olho no passado, verifica todos os valores faturados, foca nos impostos, nos registros contábeis, balanço patrimonial, DRE e é o responsável em manter o controle sobre as obrigações fiscais.

O financeiro mantém o controle do dia a dia e o olhar para o futuro. Cabe ao financeiro a gestão financeira da empresa, registro correto de todos os números e juntamente com os gestores pensar na estratégia do negócio. O financeiro cuida diariamente do dinheiro da empresa através do controle do fluxo de caixa, da conciliação bancária e é responsável por cuidar da saúde da empresa, garantindo o correto fechamento dos números.

O contador utiliza os resultados financeiros para levantar as obrigações fiscais, por isso é muito importante procedimentos e rotinas diárias de controles financeiros.

Um sistema de gestão empresarial, deve facilitar esse controle e garantir a qualidade das informações.

Outro ponto muito importante em um sistema operacional é o controle de vendas. As informações comerciais devem estar corretamente registradas no sistema.

Um bom cadastro de clientes pode lhe trazer ótimos benefícios. Telefones de contato, nomes de contatos, endereços de entrega e de cobrança, limite de crédito, histórico de compras.

Atualmente temos algumas opções no mercado de sistemas de vendas e de sistemas financeiros, portanto busque um sistema operacional que se adeque ao seu negócio e que tenha facilidade de interfaces com sistemas de gestão comercial e de gestão financeira.

Procure por um sistema que lhe forneça relatórios para correta gestão do seu negócio.

Os relatórios devem trazer informações sobre vendas como desempenho de sua equipe comercial, produtos e serviços mais vendidos, clientes, controles de contas a pagar e de contas a receber, níveis de inadimplência, fluxo de caixa, controle de estoque, dentre outros relatórios que poderão lhe ajudar nas melhores práticas de gestão.

Tenha um bom sistema, mantenha seu negócio organizado com informações consistentes, tenha processos bem definidos, cuide do seu negócio. Uma empresa organizada aproveita melhor as oportunidades do mercado.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Lições sobre a “cura da Covid-19”

Supondo que o “estudo” tivesse sido conduzido com rigor científico, e que os números apresentados, para cada um dos grupos, fossem o retrato de uma retidão metodológica, certamente não poderíamos atestar, nem de longe, que as condutas bioéticas foram seguidas

Marcelo M. S. Lima

Radiocaos Fosfórico

Neste episódio os textos e ideias combustíveis de Trin London, Merlin Luiz Odilon, Menotti Del Picchia, Alana Ritzmann, Otto Leopoldo Winck, Gabriel Schwartz, Cyro Ridal, Robson Jeffers, Guilherme Zarvos, Carlos Careqa, Clarice Lispector, Luciano Verdade, Giovana Madalosso, Charles Baudelaire, Arnando Machado, Edilson Del Grossi, Francisco Cardoso, Liliana Felipe, Valêncio Xavier, Carlos Vereza, Ícaro Basbaum, Mauricio Pereira, Mano Melo, Monica Prado Berger, Amarildo Anzolin, Antonio Thadeu Wojciechowski, Marcelo Christ Hubel, Cida Moreira, entre outros não menos carburantes.

Redação Plural.jor.br