Pra que você se comunica?

A comunicação se tornou mais complexa ao passo que a humanidade evoluiu

Imagine a seguinte situação: você está diante da sua equipe e precisa fazer uma breve fala na confraternização de final de ano da empresa. O que você faz? Se prepara ou improvisa? Eu digo com convicção que a maioria das pessoas opta pelo improviso e acaba reproduzindo discursos cansativos, pouco impactantes e desconexos – com isso, perdem a excelente oportunidade de marcar positivamente sua equipe e se posicionar.

Mas se você parar por alguns minutos pra pensar, vai perceber que em um simples discurso de final de ano existem muitos caminhos a seguir: você pode informar a sua equipe sobre os projetos para o ano seguinte e pode fazer um balanço do ano que se passou. Pode motivar a sua equipe para que continue batendo as metas, pode persuadir seu time para que consiga resultados ainda melhores.

A comunicação se tornou mais complexa ao passo que a humanidade evoluiu. Enquanto antigamente, no início da formação das sociedades, o objetivo central da comunicação era informar, hoje temos a nossa disposição recursos muito mais complexos de linguagem que nos permitem, além de informar, motivar, entreter, persuadir, inspirar etc. E o que eu te pergunto é: você sabe utilizar esses diferentes recursos?

Como precisa ser o tom de voz, o gestual, a expressividade de alguém que deseja inspirar e emocionar a sua audiência? Totalmente diferente de alguém que deseja corrigir um comportamento negativo, certo?

Parece óbvio, mas frequentemente atendo clientes que dizem receber feedbacks de que são muito rígidos, bravos, quando na verdade não são. Este descompasso acontece quando não utilizamos de maneira congruente os diferentes recursos que estão disponíveis para a nossa comunicação.

Imagine que a sua comunicação é uma caixa cheia de ferramentas: voz, linguagem corporal, expressões faciais, vocabulário, modos e tempos verbais, regras gramaticais. Tudo pode e deve ser utilizado de maneira consciente se você quiser ser mais influente, assertivo e criar conexão com as pessoas a sua volta.

Pra te ajudar a fazer isso, vou compartilhar com você 5 pontos centrais que você deve ficar atento, pois interferem diretamente na maneira como sua mensagem é percebida.

  1. Tom de Voz. Ouça alguns áudios que você enviou recentemente para amigos e colegas de trabalho. Perceba se o seu tom de voz soa mais enérgico ou empático, se você costuma falar rápido e alto ou fala lentamente, inclui muitas pausas entre as frases. Ao escutar seus áudios perceba se são suficientemente claros e objetivos ou se você pode fazer ajustes para melhorar sua comunicação.
  2. Perceba se o vocabulário que você utiliza é adequado ao ambiente onde você está e ao público que está recebendo sua mensagem. Fale para ser compreendido. Falar difícil não é falar bem. Evite termos técnicos e palavras estrangeiras – a menos que o ambiente onde você está exija isso.
  3. Cuidado com o uso de frases no imperativo. Frases no imperativo são muito utilizadas para dar ordens, fazer pedidos e podem soar agressivas se utilizadas em excesso. Diante de um problema ou situação crítica, vez de dizer “faça isso” procure estimular o diálogo dizendo: “na sua visão, o que podemos fazer para resolver esta situação?”
  4. Esteja consciente sobre suas expressões e gestos. Mais do que olhar nos olhos é preciso que tenhamos estado de presença durante uma conversa para perceber se estamos olhando para o outro com empatia ou julgamento, por exemplo. Quanto mais consciente você for, mais chances terá de escolher a expressão mais adequada para cada situação.
  5. Escute sem interromper. Ouça, tome nota, e somente depois que o outro terminar de falar exponha seus argumentos. Ouvir é um gesto de respeito com o nosso interlocutor.

Agora que você sabe disso eu volto a perguntar: Você se comunica para quê? Para informar? Motivar? Persuadir? Corrigir? Se comunicar com eficiência requer preparo e dedicação. Não existe milagre!

Você está satisfeito com os resultados que tem atingido com a sua comunicação? Se a resposta for sim, siga neste caminho! Se estiver descontente, salve este texto e aproveite a próxima confraternização para preparar uma fala mais assertiva e impactante.

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