Por que você acha que é só isso?

Estar sempre atento ao mercado, ver oportunidades, conhecer seus concorrentes, entender seus pontos fortes, buscar por treinamento e aprimoramento sempre

Fala sério… você acha que quando falamos de organização estamos falando somente de planilhas eletrônicas?

Podemos falar somente de planilhas, mas se a base que compõem essa planilha não recebe informações de qualidade de nada adianta ter esse controle.

Muito se fala de “BI” (business intelligence) mas pouco se fala da importância da base de dados a qual essa inteligência reflete.

De que adianta investir num sistema de inteligência se seu negócio não está integrado e não tem processos definidos e principalmente processos bem executados?

Já falamos em outros momentos das fases da empresa:

  • Primeira fase: comprar, vender e entregar.
  • Segunda fase: contratar, gerir pessoas.
  • Terceira fase: se organizar, colocar processos, organograma funcional, códigos de conduta, políticas, controles e relatórios.
  • Quarta fase: é quando a empresa precisa estar autogerenciável, é quando o negócio consegue andar sozinho.

Veja bem, controles, processos e relatórios começam a ser necessidade na terceira fase, depois que a empresa já está funcionando e é quando se percebe que precisa ter mais informações para crescer.

Isso vale para qualquer tipo de empresa, seja ela uma indústria, uma prestadora de serviços, um comércio, um escritório de advocacia ou uma clínica estética.

O crescimento empresarial é o que permite que negócio continue no mercado. Embora os lucros sejam fundamentais para sustentar a empresa, o crescimento envolve informações.

Estar sempre atento ao mercado, ver oportunidades, conhecer seus concorrentes, entender seus pontos fortes, buscar por treinamento e aprimoramento sempre.

Muitos são os gurus de empreendedorismo que aparecem na internet falando sobre crescimento.

Tome cuidado na interpretação do que aprende. Entenda o que eles querem dizer, busque mais informações, entenda do seu negócio, coloque processos, busque aperfeiçoamento, desenvolva as pessoas que estão junto de você.

Quando falamos de organização e processos o importante é entender o que isso quer dizer.

Pense assim: quando você resolve viajar de férias, o que você faz?

  1. Quando: Normalmente quem vai sair de férias escolhe o melhor período do ano, se tiver filhos na idade escolar provavelmente vai ter que tirar férias junto com as crianças, num período chamado alto temporada, onde tudo é mais caro, mas se não tiver filhos vai escolher os períodos de baixa, onde os preços são mais atrativos;
  2. Para onde ir: Decidindo o período do ano, o próximo passo é escolher o destino da viagem e isso está diretamente ligado às preferencias de cada um, ou da família;
  3. Onde ficar: Sabendo para onde vai terá que escolher onde ficará hospedado, novamente dependendo quem vai junto você vai escolher o tipo de acomodação e a localização se perto ou longe do centro comercial do local escolhido;
  4. Como ir: Você vai ter que entender como chegar ao destino, se de carro, ônibus ou avião…;
  5. O que levar: Já temos o período, o local e a hospedagem agora é pensar no que levar, se roupa de frio, se roupa de verão, se muita ou pouca bagagem, nas malas, nos acessórios e vai pensar no que já tem e no que precisa comprar;
  6. Quanto isso irá custar: claro, não menos importante é o quanto irei investir e quanto devo levar para gastar durante a viagem…

Pode não parecer, mas tudo isso nós fazemos de modo involuntário e na verdade isso nada mais é do que um “processo de férias”.

É exatamente dessa forma que devemos pensar no administrativo de nossas empresas, o passo a passo, o como fazer, o que é o necessário, o checklist…

Pratique isso no seu dia a dia, seja você empresário ou gestor. Entenda como funciona a empresa e como as informações vão chegar até nas mãos de quem decide.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima