Os primeiros passos para empreender

Existem ferramentas de administração que nos auxiliam nessa conversa e ajudam a extrair todas as ideias de forma ordenada e assim formatar um plano de negócios

Semana passada a coluna conversava com quem já havia virado PJ, mas algumas pessoas vieram falar comigo me dizendo que tinham medo de empreender e me perguntaram como fazer para vencer esse medo.

Bom, ter medo é sempre bom, mas não deixe esse medo te atrapalhar.

Vamos lá, saiba que uma boa ideia nasce de uma necessidade ou de uma oportunidade.

Como assim? Por exemplo, conheço uma empresária que percebendo a necessidade de lavar a cama e os cobertores dos seus pets avaliou o mercado e percebeu que não havia esse serviço disponível e assim abriu uma lavanderia para atender esse público de pets.

Conheço outra empresária casada com uma pessoa que tinha uma receita fantástica de brigadeiros. Viu nisso uma oportunidade e assim abriram uma loja de brigadeiros gourmets, atualmente tem mais de uma unidade na cidade.

Perceba que em ambos os casos as empresas surgiram olhando para o mercado.

O que eu quero dizer com isso?

Faça algo que você tenha familiaridade e que você goste de fazer!

Eu já falei sobre isso, mas vou repetir: faça o que você gosta de fazer! Procure fazer algo que seja bom para você e bom para os outros, algo que as pessoas se interessem em comprar ou contratar, dessa forma será mais fácil de vender e será mais fácil vencer os desafios de abrir um negócio.

Converse sobre sua ideia. Busque profissionais que possam te orientar. O Sebrae pode te dar os primeiros passos, ou busque profissionais da área de Administração de Empresas ou consultores empresariais.

Falar com um profissional nesse momento é o primeiro passo para colocar sua ideia em prática. Discutir sua ideia vai colocá-la à prova, você vai alinhar ou mudar totalmente o que estava pensando.

Essa semana dois novos futuros empresários me procuraram para falar sobre suas ideias.

Adoro novas ideias! Existem ferramentas de administração que nos auxiliam nessa conversa e ajudam a extrair todas as ideias de forma ordenada e assim formatar um plano de negócios.

Sim, faça um plano de negócios. Um plano de negócios vai te fazer olhar para o mercado, pensar num plano de marketing, plano operacional, planejamento estratégico, formação de preço e plano financeiro.

Nada como começar um novo negócio com o máximo de informações nas mãos.

Seguem algumas dicas para formar seu plano de negócios:

Primeira dica: comece pensando no tipo de clientes que você vai atender e onde você vai encontra-los, afinal você precisa de um plano de como vender;

Segunda dica: pense o que você vai atender, qual é seu produto ou serviço;

Terceira dica: imagine como você vai divulgar seu produto ou serviço;

Quarta dica: o que você vai precisar para fazer seu negócio funcionar? Pessoas, maquinários, espaço físico, computadores…

Quinta dica: com base nessas informações levante os custos e entenda quanto terá que investir.

Dica de ouro: Cerque-se de pessoas que acreditem em você e que possam te ajudar, não só financeiramente, mas operacionalmente.

Caso precise pense em um investidor ou em uma linha de crédito em uma boa instituição financeira, nesse caso o plano de negócios, com uma boa base financeira, será imprescindível para essa tomada de valor. 

Essas dicas vão te ajudar nesse novo desafio!

Com orientações de um bom profissional e um plano de negócios bem feito o medo tende a diminuir, pois você já terá um plano de ação a seguir.

Espero ter ajudado.

Deixe seu comentário! Conte suas experiências e divida conosco seus questionamentos!

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima