O responsável pelo crescimento da sua empresa é você

Muitos empresários entendem que para o seu negócio prosperar, eles precisam somente saber comprar e saber vender, quando na verdade um negócio vai muito além disso

Conheço empresários que comentam brincando que já abriram e quebraram muitas empresas.

E por incrível que pareça, conheço empresários que comentam que seus sócios abriram e quebraram muitas empresas, mas mesmo assim são seus sócios…

Alguns desses empresários aprenderam e agora são empresários de sucesso, outros continuam incorrendo nos mesmos erros e continuam quebrando.

Já deve ter percebido que se você faz sempre do mesmo jeito, a probabilidade de chegar sempre no mesmo resultado é muito grande.

Ao empreender é importante analisar o que irá colocar em prática e medir os resultados para entender se a tentativa foi acertada ou foi um erro. Muitos chamam isso de “tentativa, erros e acertos”.

Muitos empresários entendem que para o seu negócio prosperar, eles precisam somente saber comprar e saber vender, quando na verdade um negócio vai muito além disso.

Você já percebeu que tudo pode ser medido?

Quando você vai comprar uma roupa, você tem que saber suas medidas, quando você vai comprar óculos de grau, você precisa saber quantos graus você precisa para corrigir sua visão… assim como quando você vai comprar material de construção você também precisa saber quantos metros quadrados você precisa de material.

Tudo é medido. E por que quando falamos da medida de desempenho da sua empresa isso seria diferente?

Entenda seus resultados medindo seus números, olhe para seus custos fixos e variáveis. Entenda suas metas comerciais olhando para seu ponto de equilíbrio.

São muitas dicas que eu posso te dar, mas selecionei cinco delas:

  • Primeira dica: Cuide da sua empresa.

Olhe para o seu negócio, “os olhos do dono engordam o gado” essa é uma premissa super válida, mesmo nos dias de hoje.

Não faça tudo sozinho, contrate pessoas especializadas no mercado para te ajudar. Por exemplo: deixe seu financeiro nas mãos de financeiros! Tenha uma equipe dedicada a esse serviço, seja própria ou seja terceira. Hoje em dia temos empresas especializadas em tratar o financeiro, com estrutura própria e você pode delegar essas tarefas a um time de especialistas, sem se preocupar com folha de pagamentos. Isso se chama BPO (Business Process Outsourcing), eles serão responsáveis pelo seu Contas a Pagar e Contas a Receber além de fazer seu faturamento.

Tenha tempo para participar da sua empresa, pensar na estratégia de crescimento.

  • Segunda dica: Planeje

Faça cálculos, simule situações. Invista sabendo aonde está aplicando seu dinheiro. Consultores financeiros podem te ajudar nessa missão.

  • Terceira dica: Controle seus números

Registre toda a movimentação financeira, saiba tudo o que entrou e o que saiu, com ou sem NFs. Faça provisões, entenda que precisa se programar para pagar o décimo terceiro, por exemplo. Leia e analise seus relatórios gerenciais.

Não é porque o saldo de sua conta corrente está positivo que você pode comprar um carro novo! Entenda os números da sua empresa.

  • Quarta dica: Tenha metas

Saiba quanto precisa vender, para quem vai vender e como vai vender. Conheça seu mercado, entenda seu cliente e olhe para seus concorrentes.

  • Quinta dica: Não se acomode

Inove, aproveite as oportunidades! Conheço empresas que se mantem há mais de 20 anos no mercado e o segredo é: controle, organização e inovação.

Novamente vou te falar: olhe para o mercado, veja as oportunidades, entenda suas forças, trabalhe seus pontos de melhoraria, estude, contrate bons profissionais, conheça seus concorrentes e aproveite as oportunidades.

Empreender não é fácil, mas é muito bom! Aproveite.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima