Não seja extraordinário!

O mais provável mesmo é que a maioria de nós, ao revistar nossa história não encontremos nada de tão excepcional

Você já se sentiu insuficiente por não ter um grande case ou marco para contar nas redes sociais?

Desde que o mundo é mundo pessoas que tiveram resultados acima da média ou que fizeram algo extraordinário recebem destaque. Os livros costumam contar a história pela perspectiva dos vencedores e isso, automaticamente, privilegia narrativas de sucesso. Particularmente, não vejo problema em dar o devido destaque ou visibilidade a quem realmente mudou o curso da história com seus feitos.

O problema é que a exigência de uma visibilidade constante e positiva nas redes sociais tem feito muitos profissionais se sentirem pressionados por compartilhar seus feitos heroicos. A grande questão é: o extraordinário é uma exceção. A maioria de nós provavelmente passará uma vida inteira sem ter um grande marco para ostentar.

A palavra extraordinário vem do latim extraordinarius, em que “extra” significa “fora” e ordináriuis quer dizer “comum”. Ou seja: ser extraordinário é algo que foge à regra.

O mais provável mesmo é que a maioria de nós, ao revistar nossa história não encontremos nada de tão excepcional. E ESTÁ TUDO BEM. O que não é certo é nos sentirmos inferiores ou então pressionados a inflar dados e estatísticas apenas para nos encaixarmos nos padrões.

Há algum tempo tenho observado um fenômeno nas redes sociais: a ascensão de especialistas que esgotam um nicho de mercado e depois mudam suas áreas de atuação, se posicionam novamente como experts em áreas totalmente diferentes como se fosse possível se tornar especialista em algo só porque a biografia do Instagram aceitou o seu minicurrículo.

Fazer barulho, causar impacto, ter uma presença forte é sim importante, mas isso é apenas uma pequena parte do seu posicionamento de Comunicação. Tão importante quanto saber vender é saber entregar! É garantir que a satisfação do seu cliente corresponda a expectativa que você gerou.

Quando você passa a acreditar que precisa ter milhares de seguidores, ter dado uma palestra em Harvard e vendido não sei quantos milhões em produtos online para ter autoridade, você está sendo extremamente agressivo com você mesmo, pois está se comparando com um perfil específico de profissionais.

Eu conheço centenas de excelentes profissionais que todos os dias impactam positivamente a VIDA de seus clientes sem ter presença online.

Eu conheço profissionais que impactam centenas de pessoas diariamente com suas postagens nas redes sociais.

Vejo sucesso em pessoas extremamente qualificadas e com dezenas de diplomas pendurados na parede. E vejo o mesmo sucesso em pessoas que tem histórias de vida de tirar o fôlego e que podem nos ensinar muito sem nunca ter sentado no banco de uma faculdade.

A sua história tem valor, seja ela qual for! Ela é sua e é isso que te torna único.

Você não precisa ser extraordinário para ser ouvido. Você não precisa ser extraordinário para impactar positivamente as pessoas. Você precisa ser você!

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Mentiras sinceras me interessam

Às vezes a mentira, ao menos, demonstra algum nível de constrangimento, algum nível de percepção de erro. Mas quando a verdade cruel é dita sem rodeios, o verniz civilizatório se perde

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima