8 ago 2021 - 8h15

Como ser mais influente e construir relacionamentos duradouros com seus clientes

Pesquisas mostram que 15% do sucesso financeiro de uma empresa é determinado pelas habilidades técnicas de seus gestores, e 85% do sucesso vem da capacidade de estabelecermos conexões de confiança e respeito

Você já observou que certas pessoas parecem tem uma habilidade natural para se conectar com os outros de uma maneira espontânea e natural?

Mas quais são os comportamentos que permitem que você tenha ou não uma boa relação com as outras pessoas? Conectar-se na vida pessoal é diferente de conectar-se no mundo dos negócios. Na esfera pessoal podemos escolher as pessoas com as quais nos relacionamos. Já no campo profissional, nem sempre é possível excluir pessoas com as quais não temos afinidade sem perder o posto que ocupamos.

Pesquisas mostram que 15% do sucesso financeiro de uma empresa é determinado pelas habilidades técnicas de seus gestores, e 85% do sucesso vem da capacidade de estabelecermos conexões de confiança e respeito.

Mas o que isso tem a ver com influência? A resposta é: tudo! Quem se conecta aumenta a sua influência sobre o outro.

Mas então, como podemos nos conectar com aquelas pessoas que temos que nos conectar?

Existem mais de 56 padrões de influência. Hoje eu vou apresentar a vocês 5 passos essenciais para você se tornar mais influente em uma conversa ou negociação:

Primeiro: tenha clareza do que você realmente quer e dos resultados que deseja obter a partir daquela conversa. Se você não tiver clareza, faça uma lista do que você NÃO quer, e a partir dessa lista, defina o que você realmente deseja. Em seguida, reflita porque você quer isso? O que te motiva? E lembre-se que o seu propósito precisa ser ecológico, ou seja, bom para todos. Essa é a diferença entre a influência e a manipulação.

Segundo: use o seu corpo a seu favor. O nosso tronco expressa nosso ego, como nós nos sentimos. Pra transmitir segurança e autoridade, procure manter a postura ereta e o queixo paralelo ao chão ao se comunicar. Também preste atenção no seu tom de voz. Projete sua voz para que todos possam ouvi-lo, e mais do que isso… varie o tom da voz,  isso dá vida a sua mensagem e faz com que sua fala tenha maior impacto sobre o outro.

Terceiro: preste atenção no vocabulário da pessoa com quem você está falando, e busque adaptar a sua fala a dele. Perceba se a pessoa utiliza determinadas palavras com mais frequência e utilize essas mesmas palavras para construir a sua mensagem, isso gera empatia.

Quarto: este quarto passo é o mais importante até agora: controle a qualidade dos seus pensamentos. A Neurociência já comprovou que para o nosso cérebro não há distinção entre aquilo que estamos vendo e as cenas que imaginamos. O impacto sobre o nosso corpo e o nosso comportamento é o mesmo. É por isso que precisamos criar para cada um de nós uma imagem mental de sucesso. Imagine-se tendo sucesso. Visualize cada detalhe!! O seu cérebro  irá encontrar os caminhos para que você consiga isso, ajustando a sua fisiologia, tom de voz e encontrando as palavras certas para você transmitir a sua mensagem.

Quinto e último passo: esta dica ajudará você a perceber se está conseguindo ser influente sobre o outro durante uma conversa. Antes de iniciar a sua fala, pense: qual a emoção eu quero despertar no meu ouvinte? Quero deixá-lo alegre, curioso, atento? Durante a conversa, preste atenção se você está conseguindo despertar esta emoção. Isso vai servir de termômetro para saber se está ou não conseguindo exercer uma influência eficaz.

Cada um de nós é 100% responsável pela eficácia da nossa comunicação. Se você não está conseguindo algo que quer muito, é porque provavelmente está se comportando de maneira errada. Observe como agiu, perceba o que pode tirar de positivo daquela situação e elabore uma nova estratégia. Lembre-se não existe fracasso, existe apenas feedback. Ajuste as velas e continue seguindo em frente!

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

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