Como está difícil conseguir mão de obra…

O mercado está mudando, novas atividades e novas profissões estão nascendo, mas o relacionamento interpessoal, o comprometimento, a responsabilidade e a proatividade ainda são o segredo

Essa é uma afirmação que somente essa semana eu já ouvi bem mais de 1 vez.  

Apesar de diversas teorias, eu afirmo: sim, está difícil conseguir mão de obra.

A geração que está empreendendo se depara com uma geração imediatista que não tem tempo e nem paciência de crescer dentro da mesma instituição.

De um lado empresas buscando profissionais, de outro lado pessoas buscando empregos, mas afinal por que esses caminhos não se cruzam?

Vamos pensar nos dois lados.

O empresário já cansado da busca encontra muitas vezes profissionais despreparados, sem experiencia ou com a carteira cheia de experiencias de 2 a 6 meses em diversas empresas. Se por um lado o jovem está buscando aprendizado rápido do outro lado o empresário busca por profissionais que queiram crescer e que ainda trabalhem no formato tradicional.

Mas o que é o tal formato tradicional?

Esse é o formato de profissionais interessados, que vestem a camisa e que são parceiros e não se importam em buscar por novas formas de fazer a mesma atividade.

E o empregado o que está buscando? Essa é a geração imediatista que tem fome em aprender e busca por oportunidades que lhe permitam crescimento rápido, sem pressão.

Como mãe de adolescentes me deparo com diversos grupos de mães que mergulhadas em suas preocupações com seus filhos os tratam como crianças mesmo no alto de seus 16 anos…

Mas onde está o erro?

Será que o empresário que está errado ou o empregado que está errado?

Será que a criação “bolha” está privando os jovens a buscar por desafios? Acomodados em seus mundos virtuais os jovens que já nasceram com o celular na mão evitam se preocupar.

Interessante, não?

Essa semana mesmo ouvi uma empresária dizendo que o erro está no empresário que precisa se atualizar e não ter preguiça em procurar, porque o mercado ainda está cheio de talentos.

Essa mesma empresária nos explicou que contrata pessoas por períodos de experiencia de 15 dias, sem remuneração, para testá-los na prática. Será essa a tendencia do mercado?

Se for essa a nova tendencia os juristas de plantão terão que repensar as leis trabalhistas.

Mas o fato é que não temos tempo!

O empresário, assim como os candidatos também querem resolver a vaga em aberto!

Empresários, descrevam suas vagas com clareza, cuidem de suas empresas para que essas fiquem interessantes aos candidatos. Tenha código de conduta, tenha missão, visão e valores bem definidos, trabalhe com um propósito claro e bem definido. Isso certamente irá chamar a atenção dos candidatos que vão encontrar na sua empresa uma empresa interessante e cheia de coisas para aprender.

Candidatos, se preparem. Leiam, aprendam, aproveitem a internet com sabedoria, se informem e entrem nas empresas para agregar! Sim, as empresas também precisam que você os ensine! Isso vai dar a oportunidade de crescimento dentro das empresas e vai torná-los interessante para o mercado.

Mães!!! Preparem seus filhos para o mercado de trabalho!!! Não somos eternas! Ainda precisamos trabalhar para ganhar dinheiro. E mesmo que seu filho tenha nascido para o mundo das artes, ele vai levar muitos nãos até conseguir o reconhecimento.

O mercado está mudando, novas atividades e novas profissões estão nascendo, mas o relacionamento interpessoal, o comprometimento, a responsabilidade e a proatividade ainda são o segredo para se alcançar a estabilidade financeira, mesmo que essa estabilidade vise valores menores e uma vida justa.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima