10 out 2021 - 8h30

Como conquistar a confiança das pessoas

Confiamos, basicamente, quando percebemos que o outro se importa conosco e que conseguimos, de alguma maneira, prever o que podemos esperar dele. Ser e parecer confiável é indispensável para nos relacionarmos mais e melhor

O que alguém precisa fazer para conquistar a sua confiança?

Ser honesto e transparente ?

Cumprir o que prometeu?

Ser gentil, educado e cordial?

Ou é um pouco de tudo isso junto?

A confiança é a base dos relacionamentos – a cola das relações. Nada acontece se você não confiar no outro primeiro. Inclusive, estudos muito recentes sobre relacionamento interpessoal e o impacto da primeira impressão, mostraram que a confiança é mais importante do que as competências técnicas na formação de uma primeira impressão positiva. Isso porque primeiro precisamos confiar para depois descobrir se a pessoa com a qual nos relacionamos é competente ou não.

Confiamos, basicamente, quando percebemos que o outro se importa conosco e que conseguimos, de alguma maneira, prever o que podemos esperar dele. Ser e parecer confiável é indispensável para nos relacionarmos mais e melhor. Então, como podemos usar nossa comunicação para expressar respeito e confiança?

Uma comunicação que conecta precisa, primeiramente ser coerente, ou seja, sua fala, linguagem corporal e tom de voz precisa representar seus valores, sua história, quem você é. Depois, você precisa ser consistente, ter firmeza das suas convicções e do seu posicionamento, para que você possa repeti-lo onde quer que você esteja.

Terceiro, você precisa ser constante. Não adianta manter o posicionamento por um mês ou dois. A repetição fará com que as pessoas que estão a sua volta percebam que o seu posicionamento é real e que você pratica aquilo que prega. Isso não significa que você precise ser imutável, não é nada disso! A evolução faz parte do amadurecimento do seu posicionamento de comunicação. O que não dá é para ter um novo posicionamento, totalmente avesso ao anterior, a cada novo mês.

Sendo coerente, consistente e constante você conseguirá adquirir a confiança das pessoas a sua volta com maior facilidade.

E uma orientação extra: cuidado com alguns comportamentos que sabotam a sua comunicação e sua Marca Pessoal: ser grosseiro, falar mal das pessoas, apontar constantemente o erro ou a falha, sem propor alternativas para melhorar a situação, fazem com que você afaste as pessoas e dificultam os relacionamentos.

A comunicação assertiva é um hábito que precisa ser exercitado diariamente. Lembre-se disso e mãos a obra!

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

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