Black Friday ou fraude?

Em 2020, o Procon-SP registrou um aumento das queixas de consumidores em 62% durante a Black Friday, e a reclamação campeã foi a maquiagem de preços

Na terra do Tio Sam existe uma tradição em novembro, o famoso Thanksgiving – Dia de Ação de Graças – em que os norte-americanos agradecem por tudo de bom que aconteceu no ano, na última quinta-feira do mês.

E no dia seguinte ocorre a Black Friday, uma das principais datas para fomentar o comércio online e offline, há mais de 20 anos nos Estados Unidos. Nesse dia, filas imensas são formadas em frente às lojas, para aproveitar as oportunidades de descontos, e economizar nas compras.

Essa é uma prática positiva, pois movimenta o comércio, e fomenta a lucratividade dos varejistas, um momento importante para fechamento do último trimestre do ano.

E o brasileiro, como bom importador, incorporou a tradição da Black Friday, e ainda aumentou o prazo. Via de regra, no Brasil, as promoções começam já no início de novembro.

Ocorre que muitas empresas realizam campanhas para Black Friday, porém não oferecem descontos reais aos clientes, e usam práticas que têm a finalidade de ludibriar os consumidores.

No ano de 2020, o Procon-SP registrou um aumento das queixas de consumidores em 62% durante a Black Friday, e a reclamação campeã foi a maquiagem de preços, ou seja, quando o desconto oferecido sobre o preço do produto não é real.

É aquela famosa situação em que há uma promoção de “tudo pela metade do dobro”, ou seja, sem desconto nenhum, com a cobrança do preço original!

Caso você esteja pensando em promover a Black Friday na sua empresa, é importante se atentar a alguns detalhes, para evitar reclamações posteriores. Por isso seguem algumas dicas:

1. Não faça maquiagem de preços!

Ao anunciar uma oferta, é importante que haja, de fato, um desconto em relação ao produto ou serviço anunciado – o seu consumidor tem que saber que aquele desconto oferecido pela sua empresa é real!

Maquiar o preço pode ser enquadrado como propaganda enganosa e gerar a imposição de penalidade pelo PROCON!

2. Quantidade de produtos, formas e tamanhos

Ao ver a propaganda da sua empresa, o seu consumidor tem que saber quantos itens estão disponíveis em estoque, informações sobre cores, modelos, formas, e tamanhos são igualmente necessárias!

A Black Friday é uma ótima oportunidade para movimentar o último trimestre do ano, porém é necessário que a empresa adote uma postura de lealdade com seus consumidores, e também mantenha a boa fé!

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