Na terra do Tio Sam existe uma tradição em novembro, o famoso Thanksgiving – Dia de Ação de Graças – em que os norte-americanos agradecem por tudo de bom que aconteceu no ano, na última quinta-feira do mês.
E no dia seguinte ocorre a Black Friday, uma das principais datas para fomentar o comércio online e offline, há mais de 20 anos nos Estados Unidos. Nesse dia, filas imensas são formadas em frente às lojas, para aproveitar as oportunidades de descontos, e economizar nas compras.
Essa é uma prática positiva, pois movimenta o comércio, e fomenta a lucratividade dos varejistas, um momento importante para fechamento do último trimestre do ano.
E o brasileiro, como bom importador, incorporou a tradição da Black Friday, e ainda aumentou o prazo. Via de regra, no Brasil, as promoções começam já no início de novembro.
Ocorre que muitas empresas realizam campanhas para Black Friday, porém não oferecem descontos reais aos clientes, e usam práticas que têm a finalidade de ludibriar os consumidores.
No ano de 2020, o Procon-SP registrou um aumento das queixas de consumidores em 62% durante a Black Friday, e a reclamação campeã foi a maquiagem de preços, ou seja, quando o desconto oferecido sobre o preço do produto não é real.
É aquela famosa situação em que há uma promoção de “tudo pela metade do dobro”, ou seja, sem desconto nenhum, com a cobrança do preço original!
Caso você esteja pensando em promover a Black Friday na sua empresa, é importante se atentar a alguns detalhes, para evitar reclamações posteriores. Por isso seguem algumas dicas:
1. Não faça maquiagem de preços!
Ao anunciar uma oferta, é importante que haja, de fato, um desconto em relação ao produto ou serviço anunciado – o seu consumidor tem que saber que aquele desconto oferecido pela sua empresa é real!
Maquiar o preço pode ser enquadrado como propaganda enganosa e gerar a imposição de penalidade pelo PROCON!
2. Quantidade de produtos, formas e tamanhos
Ao ver a propaganda da sua empresa, o seu consumidor tem que saber quantos itens estão disponíveis em estoque, informações sobre cores, modelos, formas, e tamanhos são igualmente necessárias!
A Black Friday é uma ótima oportunidade para movimentar o último trimestre do ano, porém é necessário que a empresa adote uma postura de lealdade com seus consumidores, e também mantenha a boa fé!
Sobre o/a autor/a
Leticia Beltrami
Advogada, formada pela Unicuritiba em 2015. Sócia na Beltrami & Oliveira Sociedade de advogadas. Atuante na área de direito contratual, com foco em relações de consumo.