A importância do planejamento estratégico

Não existe mágica, não existe sorte, existem negócios organizados, as oportunidades aparecem e quem está disponível para ver essas oportunidades terão como aproveitá-las

Para que serve o planejamento estratégico?

Por definição posso dizer que o planejamento estratégico trata de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro do negócio. Com o planejamento estratégico chegamos na definição das metas, até as tomadas de decisão e as ações necessárias para alcançar esse objetivo sempre com foco no crescimento da empresa.

Quando falamos de ações necessárias podemos incluir desde a formação de uma nova equipe de trabalho até a definição de processos operacionais.

Isso porque muitas vezes o empresário está sobrecarregado em diversas funções que o tiram do negócio.

Por exemplo, é muito normal encontrar empresários que cuidam do financeiro e não deixam ninguém ajudar, assim como é muito normal encontrar empresários que resolvem fazer cursos de website e mídia social para eles mesmos fazerem seus sites e seus posts na mídia social.

Vamos lá, conhecimento sempre é muito bem-vindo, mas caso o seu negócio não esteja ligado a esses ramos de atividade não queira fazer tudo sozinho!

Existem muitas empresas especializadas em cuidar do financeiro e da publicidade, por que não usar esses serviços?

Entendo que num primeiro momento não tem grana suficiente para contratar esse tipo de serviço, mas é importante ter em mente desde já um plano de ação.

Esse plano de ação é um plano estratégico.

Cada vez que encontro empresários que perdem seu tempo correndo atrás de clientes, fazendo posts na mídia social e tentando controlar seu financeiro encontro também empresas desorganizadas que não sabem se suas ações estão te dando resultado ou não.

Empresário: o melhor vendedor do seu negócio é você.

Então primeira dica, foque no seu produto ou serviço. Entenda onde está o seu cliente. Entenda como está o mercado e olhe para seus concorrentes.

Isso é planejamento.

Segunda dica, tenha um CRM de vendas. Tem muitos aplicativos disponíveis no mercado, busque um que seja fácil de usar e use. Alivie sua cabeça, cuidado para não perder clientes, se organize.

Terceira dica, contrate uma empresa para cuidar da sua mídia social. Tem diversas agencias especializadas que podem te orientar e te ajudar a chegar no seu cliente de uma forma mais assertiva.

Quarta dica, olhe para os números da sua empresa. De nada adianta trabalhar, trabalhar, trabalhar e não ver a cor do dinheiro. Busque olhar seus números, não misture seus gastos pessoais com os números da empresa. Preste atenção no prazo médio de recebimento e no prazo médio de pagamento essa é a dica de ouro para evitar tomada de dinheiro desnecessário no mercado.

Ao organizar seus processos, ao colocar pessoas certas nos lugares certos lhe sobrará tempo para gerir seu negócio e principalmente isso lhe dará tempo para pensar e organizar o crescimento do seu negócio, isso é planejamento estratégico.

Não existe mágica, não existe sorte, existem negócios organizados, as oportunidades aparecem e quem está disponível para ver essas oportunidades terão como aproveitá-las.

Empresários não tenham medo de crescer. Façam planos para crescer.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima