6 set 2021 - 8h00

A importância de investir em treinamento para seus funcionários

Escolha bons profissionais, treine-os da maneira que você quer que aconteça e acompanhe os resultados, corrigindo as ações sempre que necessário

Imagine você investir um alto valor em uma loja: prateleiras lindas, móveis muito bem feitos, paredes cobertas por um rico papel de parede, além de lindas peças para vender. Imaginou? Quem não gostaria de comprar nessa linda loja?

Mas você planejou o atendimento que você espera que sua equipe dê para seus clientes?

Empreender é um conjunto de ações que se fazem necessárias para se obter o sucesso em faturamento, dentre elas o bom atendimento.

Invista em treinamento.

Muitas vezes me deparo com situações em que está tudo certo, porém a venda não ocorre do jeito que se havia planejado.

Hoje mesmo me deparei com uma situação bem interessante.

Passeando por um shopping aproveitei para dar uma olhada nos eletrodomésticos.

Entrei na loja e comecei a analisar os produtos com duas marcas conhecidas. Imediatamente um simpático atendente veio falar comigo. Ele me mostrou a diferença entre as marcas, abriu as caixas me mostrou os produtos e me fez sentir à vontade, tirando todas as minhas dúvidas. Pela gentileza e pela atenção resolvi, que mesmo sem precisar, eu poderia substituir um eletrodoméstico que já tenho há algum tempo.  

Ao chegar no caixa, esse mesmo atendente me ofereceu a garantia estendida oferecida pela loja, mas eu agradeci e disse que não queria, pois a indústria já estava me dando um ano de garantia.

Imediatamente uma colega de trabalho dele veio tentar forçar a venda da garantia da loja. O argumento que ela usou foi que havia ganho o mesmo produto que eu estava levando e quando a garantia de um ano dado pela fábrica havia acabado o produto simplesmente queimou.

O que eu fiz?

Desisti da compra.

Veja bem, vamos analisar. Eu estava passeando no shopping, aproveitei para dar uma olhada nos eletrodomésticos e a simpatia do vendedor me levou ao caixa. Uma intervenção mal feita me fez acordar e entender que eu não precisava daquele produto nesse momento e que eu poderia buscar por outras marcas.

Isso é algo que acontece com muita frequência quando falamos de atendimento e muitas vezes o empresário não percebe, na verdade ele vai perceber no faturamento, mas na maioria das vezes ele não associa o baixo faturamento à falta de treinamento.

Invista em treinamento!

Observe sua empresa, veja como seu cliente está sendo tratado!

Aqui eu poderia listar diversas situações que eu encontro no mercado, desde um atendimento atravessado até a falta de atendimento, onde os atendentes estão no celular e nem veem o cliente entrar!

Porém devo dizer que o problema de treinamento não atinge somente vendas! Quem nunca se deparou com um mal atendimento do caixa do mercado ou do financeiro de um fornecedor?

Caro empresário, empreender é difícil, invista visando o retorno financeiro. Esse retorno somente virá com planejamento, controle, administração e vendas.

Escolha bons profissionais, treine-os da maneira que você quer que aconteça e acompanhe os resultados, corrigindo as ações sempre que necessário.

Já ouviu dizer que “o olho do dono é que engorda o gado”?

Sim. Preste atenção no seu negócio. Delegue as funções, oriente, tenha processos e políticas para ajudar a gestão e não esqueça do treinamento. Essas ações irão te dar mais tempo de pensar nas estratégias de crescimento da sua empresa.

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Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

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