A importância da administração do tempo

Com a pandemia e a possibilidade do trabalho remoto e o livre acesso à internet, as pessoas estão preferindo atender a quem está longe do que aos que estão perto

Funcionários mal-humorados, pessoas sem paciência, falta de atenção e de empatia. Num momento em que o mercado começa a dar sinais de retorno nos deparamos com pessoas desmotivadas, sobrecarregadas e sem vontade de trabalhar.

Muitas vezes tenho me deparado com o mau atendimento em departamentos como o RH, departamento esse que deveria prezar pelo desenvolvimento do capital humano dentro da empresa.

O que está acontecendo?

Posso tentar entender que parte dessa falta de paciência vem do uso exagerado da internet.

A pandemia trouxe à tona um formato novo de trabalho, o virtual, onde as pessoas não precisam mais se preocupar em ter a empatia com os colegas e com clientes.

No início do milênio, era comum as empresas bloquearem os acessos a alguns sites para evitar que seus funcionários perdessem o foco no trabalho, acessando sites que os distraíssem. Atualmente, porém, não é mais possível esse bloqueio uma vez que o acesso agora pode ser feito num simples acesso ao celular.

Com a pandemia e a possibilidade do trabalho remoto e o livre acesso à internet, as pessoas estão preferindo atender a quem está longe do que aos que estão perto.

O que as empresas estão perdendo?

As empresas perdem em produtividade, com o tempo reduzido pelo acesso às redes sociais e aos trabalhos domésticos devido ao home office, os funcionários acabam acumulando atividades, ficam sobrecarregados e com isso tudo atrasa.

E os funcionários perdem alguma coisa?

Sim, funcionários perdem desenvolvimento. Como não conseguem administrar seu tempo acabam sempre cheios de atividades e pendencias para resolver, com isso não conseguem entregar resultados e acabam não tendo tempo para se desenvolver e crescer.

A grande maravilha do mundo moderno tem atingido as pessoas de uma forma negativa.

Precisamos aprender a administrar nosso tempo.

Como administrar o tempo?

Existem dezenas de metodologias para gestão de tempo… Vou destacar duas:

GTD ou Getting Things Done: essa técnica melhora a produtividade e organização pessoal, ela aponta cinco passos para gestão do tempo, são elas coletar, processar, organizar, revisar e fazer. Basicamente essa técnica pede para esvaziar o nosso cérebro e registrar tarefas em algum lugar, para que elas não ocupem os pensamentos e prejudiquem o núcleo de atenção, dessa forma é possível estabelecer listas com todas as funções diárias.

A outra técnica é a matriz GUT (gravidade, urgência e tendência), essa é uma técnica que pode ser utilizada por gestores, funcionários e empresários não somente para gestão de tempo, mas também para gestão de custos por exemplo.

Essa técnica sugere que para atingir a gestão correta do seu problema e atingir excelência em produtividade é preciso pontuar de 1 a 5 por grau de importância. Decidir então o que é extremamente urgente (graves), as urgentes e as menos urgentes.

É possível juntar as duas técnicas pois uma vez que você esvazia sua mente e lista todas as suas atividades será possível pontuá-las por nível de urgência e tomar as decisões corretas de qual a ordem das atividades a serem feitas.

Perceba que essas técnicas podem ser utilizadas tanto pelos empresários, quanto pelos gestores e pelos funcionários. Destaco aqui a importância novamente de treinamentos. Empresários invistam em treinamentos, funcionários aproveitem os treinamentos oferecidos para se desenvolverem, temas como administração de tempo são importantes em qualquer momento de suas vidas profissionais e pessoais.

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