Os recursos tecnológicos têm sido utilizados para facilitar a comunicação entre empresa e consumidor. Hoje você pode contratar serviços, efetuar compras de produtos, programar atendimentos, e até fazer consultas médicas através de aplicativos.
Porém, a pandemia intensificou o uso dessas ferramentas, seja para fins comerciais, ou para fins trabalhistas.
O Instagram, por exemplo, tornou-se uma vitrine, em que é possível escolher produtos, contratar viagens, esclarecer dúvidas, e interagir com diversas marcas.
Isso facilita a comunicação, permite o crescimento de empresas, e auxilia no cumprimento das regras de distanciamento social impostas durante a pandemia.
E todas essas ferramentas estão à disposição do consumidor 24 horas por dia, ao alcance das mãos, o que faz com que as responsabilidades dos fornecedores, especialmente em relação à transparência e boa-fé tenham que ser observadas com ainda mais cuidado pela sua empresa.
Pensando nisso, existem três pontos que merecem destaque no cuidado na relação entre loja e cliente e seguem abaixo:
1. Nada de “Quer saber o preço? Chama na DM!”
O consumidor tem direito ao acesso fácil à informação clara e transparente, e por esse motivo, os preços devem ser informados.
Existem aplicativos que facilitam a inserção dessas informações, e permitem que as lojas disponibilizem os dados relativos ao produto juntamente com a imagem ilustrativa.
2. Anunciou um valor promocional? Tem que cumprir!
Os anúncios devem conter especificações do item, data de início e final da promoção, quantos produtos estão disponíveis em estoque, quais os tamanhos, cores, e modelos.
Quando informado um valor promocional, o fornecedor tem que cumprir.
3. Negocie! Consumidores insatisfeitos podem causar uma repercussão negativa na imagem da sua empresa.
Esse é um tema recorrente no atendimento aos empresários, pois lidar com reclamações de clientes é algo delicado, porém necessário.
Atualmente, em razão da facilidade de acesso às informações, bastam alguns toques dos dedos do consumidor na tela do celular, para saber se a sua empresa atende às reclamações, oferece soluções e se os consumidores voltariam a fazer negócio.
Assim, sempre que a sua empresa receber uma reclamação, o ideal é verificar o que ocorreu, e oferecer uma solução para o problema apresentado. Isso preserva a boa imagem da empresa! Afinal, erros podem acontecer, e oferecer uma solução indica a sua boa-fé.
Essas orientações valem para todos os seguimentos de atuação e é importante que você, enquanto empresário, mantenha a transparência, boa-fé, e assim, preserve a imagem da sua empresa.
Sobre o/a autor/a
Leticia Beltrami
Advogada, formada pela Unicuritiba em 2015. Sócia na Beltrami & Oliveira Sociedade de advogadas. Atuante na área de direito contratual, com foco em relações de consumo.