4 comportamentos que prejudicam a sua comunicação

Ao contrário do que muitos pensam, o perfeccionismo não é uma qualidade

Falar bem e utilizar a comunicação de maneira estratégica vai muito além dos palcos. 90% das nossas interações acontecem quando nos relacionamos individualmente com as pessoas. Por isso, tão importante quanto desenvolver a sua oratória ou a habilidade para gravar vídeos é dedicar atenção a comportamentos que repetimos diariamente e que podem estar prejudicando a sua comunicação e os seus relacionamentos. 

Falta de congruência

O primeiro comportamento que prejudica a sua comunicação é se preocupar em ser assertivo e estratégico apenas quando você fala publicamente. No que se refere a comunicação, nada é mais frustrante do que você admirar alguém pela sua habilidade de contagiar uma plateia e envolver o público, mas perceber que, ao descer do palco, a pessoa se comporta de maneira totalmente diferente! Pra ter uma comunicação forte e congruente, você precisa manter o mesmo posicionamento onde quer que esteja, toda vez que se comunica.

Perfeccionismo

Ao contrário do que muitos pensam, o perfeccionismo não é uma qualidade. Comunicadores perfeccionistas tendem a não se sentir preparados para aceitar convites para falar em público, conceder entrevistas e acreditam que não estão prontos para começar a publicar seus vídeos. O perfeccionismo paralisa e te impede de se desenvolver!

Uma pesquisa feita em 2019 por pesquisadores da Universidade da Flórida concluiu que autointitular-se perfeccionista em uma entrevista de emprego, equivale a admitir ter altos níveis de estresse e ansiedade no trabalho e não representa nenhuma vantagem no desempenho das tarefas em comparação com os colegas “não perfeccionistas”.

Prolixidade

E-mails intermináveis, áudios com mais de 5 minutos, uso de termos técnicos, palavras difíceis, conversas que não chegam a lugar nenhum. Conhece alguém que comete esses erros? Organizar as ideias, buscar clareza e simplicidade são fundamentais para a assertividade.

Prometer e não cumprir

Prometer e não cumprir afeta diretamente a sua credibilidade, isso faz com que as pessoas deixem de confiar em você e, consequentemente, tenham ressalvas ao se relacionar contigo. Se necessário, negocie prazos. Mas nunca se esqueça: Prometeu? Cumpra.

Comunicação vai muito além da técnica, exige atenção plena e mudança de postura diante da vida. Quer ser mais assertivo? Meu convite é para que você comece a exercitar hoje a excelência na sua comunicação. Sem perfeccionismo. Apenas comprometimento com você e seu desenvolvimento. Vamos juntos?

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima