1/10 de segundo. Este é o tempo que você leva para tirar uma primeira conclusão sobre alguém. Rápido não é mesmo?
Esta leitura é a base da formação da primeira impressão. Mas será que esta impressão está mesmo correta? Pesquisas recentes da Universidade de Princeton mostram que ela está certa em 76% dos casos.
Com isso, fica fácil perceber o quanto é forte a imagem que nós passamos ao nos comunicar. O grande problema é que a maioria de nós não tem consciência da imagem que nós transmitimos no nosso dia a dia quando falamos com um cliente, ou participamos de uma reunião de negócios.
Não basta ter o melhor currículo, produto ou serviço. Tão importante quanto você ser especialista no assunto, é que as pessoas percebam a sua autoridade e você seja lembrado por ela.
Existem 3 pilares para que possamos sustentar um posicionamento positivo:
Visibilidade, como o próprio nome já diz, tem a ver com ser visto. Portanto, esteja presente nos lugares e com as pessoas que são importantes para você. Mantenha-se próximo, demonstre interesse genuíno e que você pode contribuir efetivamente com sua rede de contatos.
Credibilidade tem a ver com a forma como você se relaciona e entrega aquilo que foi prometido ou contratado.
Comunicação: Use toda sua comunicação a seu favor. Perceba se você faz uso de gestos, se o volume da sua voz é adequado ao ambiente e a situação, se a forma como você se comunica, veste e se apresenta refletem a qualidade do seu produto ou serviço.
Tudo isso conta! Pensar estrategicamente a sua comunicação é um grande diferencial competitivo. Uma Marca pessoal forte faz com que as pessoas prestem atenção à sua mensagem e queiram compartilhá-la e recomendá-la aos outros.
Sobre o/a autor/a
Thayse Leonardi
Jornalista, especialista em Comunicação Assertiva e seu propósito é ajudar você a dar voz a suas ideias e deixar a sua marca no mundo.