Educação e seus caminhos de transformação

O intuito dessa coluna, que se inicia hoje, é levar você, querido leitor, a ir além. Mostrar o que existe dentro e fora do Brasil com o olhar da Educação e como ela pode transformar vidas

Você já parou para pensar o quanto a educação impactou a sua vida e a sua realidade?

Eu me faço essa pergunta toda vez que olho para trás e vejo o quanto de investimento a minha família fez em minha educação e como isso fez toda a diferença em minha jornada. Tal investimento, não somente financeiro, mas também de dedicação, tanto deles quanto minha.

Sendo um verdadeiro “piá de prédio”, como dizemos em curitibanês, passava grande parte das minhas férias folhando as Enciclopédias Barsa, na casa dos meus avós. Se você tem mais de 30 anos de idade, com certeza já usou essas enciclopédias para fazer algum trabalho escolar. E essa experiência de estudar impactou minha vida de tal forma, que me levou a trabalhar com educação internacional.

Poderia dizer, inclusive, que foi a minha experiência internacional, com intercâmbio, que mudou completamente a minha perspectiva sobre o mundo e as oportunidades de trabalho. Estudei na UCBerkley / Intrax, uma das universidades mais renomadas e competitivas do mundo e passei em vários processos de trainee no Vale do Silício, tendo a oportunidade de trabalhar em Edtechs e de morar nos Estados Unidos por quase 3 anos.

Tudo isso começou com algo relacionado ao conceito de educação, que minhas tias passaram para mim desde cedo. Uma pedagoga e outra professora de artes, elas me proporcionaram um ambiente educacional desde criança, nutrindo e cultivando o carinho por essa área tão especial.

A morfologia da Educação vem do latim EDUCARE. É a junção da palavra “ex”, fora, e “ducere”, que vem de criar, conduzir, liderar. O conceito leva a pensar que quando se mostra o mundo através do conhecimento, da instrução, isso “leva a pessoa para fora de si”, abrindo caminho para o que está além dela. E não é isso que um intercâmbio faz com você? Essa experiência te leva para o além, o desconhecido, o caminho de descobrimento não somente de um novo mundo, mas do seu verdadeiro “Eu”. Aqueles que já fizeram intercâmbio sabem que ao passar pela porta de embarque, o estudante vai como uma pessoa e volta outra.

O intuito dessa coluna, que se inicia hoje, é levar você, querido leitor, a ir além. Mostrar o que existe dentro e fora do Brasil com o olhar da Educação e como ela pode transformar vidas. A minha vida foi transformada por essa vivência na educação internacional. Deixando de ser um piá de prédio para ser um piá do mundo. Hoje trabalho representando mais de mil universidades de 38 países, com vários sistemas de ensino, com as mais diversas oportunidades de carreiras imagináveis.

Nossa jornada vai te levar a conhecer novos caminhos através do que se passa em conhecimento, carreiras, educação internacional e te mostrar como isso pode beneficiar-nos localmente. Nutrir em você o interesse de ir além, descobrir como isso é possível, e traçar caminhos para que muitos de seus sonhos, assim como os meus, se realizem.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima