Meu amigo confinado

Dez lições de quem já ficou confinada (por outros motivos)

Olá, meu amigo confinado. Como você sabe o ano passado eu praticamente fiquei confinada em casa, mas por um motivo muito diferente do que estamos confinados agora. Porém, estou calma e feliz, porque acredito que eu aprendi algumas lições que gostaria de compartilhar contigo (se você tiver interesse).

1 – Você não está num bunker, você está em sua casa. Olhe para os lados, você reconhece os objetos? Então, você sabe que eles fazem parte da sua história e respire fundo, você está em casa.

2 – Substitua a frase mental “Tudo vai ficar bem” por “Tudo ESTÁ bem”, isso me ajudou nos longos dias de UTI, em que eu pensava “tudo está bem, está tudo calmo, e tudo que é ruim vai passar, mas no momento ‘tudo está bem’”.

3 – Sabe aquela vontade de sair e fazer um monte de coisa? Então, não sei se você sabe, mas a maioria das coisas estão fechadas. Não tem um monte de coisa para fazer.

4 – Se me vier com a história de que seu ritmo é agitado e que você não gosta de ficar parado… Sinto em lhe dizer que esse ritmo agitado não é seu, é do capitalismo, em que os minutos contam para produzir e consumir. E você é um ser humano, seu corpo tem outro ritmo. Então, aproveite que agora estamos no nosso ritmo real e respeite o seu corpo. Coma bem, beba água, durma, alongue-se.

5 – A pior coisa do mundo é ter dor (acredite, eu sei do que estou falando). Então, se você não tem dor, você é abençoado. Desfrute dessa benção.

6 – Se os bichinhos e a sua família te incomodam. Aproveite o tempo extra para assistir os episódios de “Supernanny”, “Meu gato endiabrado” e todos os realities de educação. Também leia os livros empoleirados sobre o tema e coloque-os em prática. É agora ou nunca.

7 – Olhe para o seu teto e tenta não pensar em nada. Sério, aprendi isso no hospital e melhorou muito a minha vida. Só respire e exista. Dê um break para esta mente maluca e autodestrutiva (pelamorrrr!)

8 – Procure se conhecer mais do que os outros. Sério, você nasceu sozinho e morrerá sozinho e todo nesse meio tempo você precisa se conhecer! Não é perda de tempo saber se você prefere caramelo ou chocolate sem nenhuma propaganda para manipular a sua decisão. O chocolate e o caramelo é só um gatilho para um mundo de autodescoberta. Talvez você seja músico, pintor ou escritor e não saiba. No agito, a gente sempre deixa as coisas importantes para depois. E tudo o que você gosta é importante! Cralhooooo!

9 – Provavelmente você não irá morrer, porque você está isolado (óbvio!) e se por acaso isso acontecer há um processo até isso acontecer, e não será agora. Então, é perda de tempo se preocupar com isso neste momento. Só te fará mal. Aliás, isso me lembra do último toque.

10 – Aproveite e reflita sobre tudo o que te faz bem e mal, e após essa triagem, separe o que é tóxico e o que não é. Faça isso desde coisa simples (tirar aquele mofo do banheiro) até as mais complexas (relacionamentos, autch!).

Não me interessa em como você fará isso (não sou terapeuta). Mas agora você tem tempo para isso. Ao invés de ficar pirando com coisas externas, aproveite esse tempo para pensar em você.

E como eu já disse “Está tudo bem” e “não é o fim do mundo”.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima