Todo dia é dia de livro | Jornal Plural
24 abr 2020 - 19h25

Todo dia é dia de livro

Em homenagem ao Dia Mundial do Livro, o Curitiba de Graça traz dicas de leitura e sites de livrarias

Os livros passaram a ser um pouquinho mais lembrados nesta semana porque na quinta, 23, foi comemorado o Dia do Livro. Não é de hoje que este mercado enfrenta uma crise. Em época de pandemia, a situação ficou pior ainda. Criativos, pequenos e médios livreiros estão fazendo entregas e investindo em sites para vendas online.

Que tal comemorar a data que passou comprando um livro? Confira as dicas de livrarias e editoras locais e ainda outras atrações culturais para este fim de semana.

Samba de aniversário

Diogo Nogueira completa 39 anos em live. Crédito da foto: Marcos Hermes / Divulgação.

O sambista Diogo Nogueira completa 39 anos de idade e comemora com uma live, das 12h às 14h30, neste domingo, 26. Por conta do distanciamento social, Diogo preparou um repertório especial, acompanhado de uma banda enxuta. O próprio cantor também vai aproveitar para mostrar seus dotes culinários, ao fazer o almoço. Inclusive, o cantor já planeja lançar um livro de receitas.

A live, que terá bolo de aniversário também, será no canal do YouTube do Diogo Nogueira: diogo.no/youtube. Para participar, é preciso se inscrever no canal.

Rock no #FicaEmCasa

Banda Válvula é uma das atrações. Crédito da foto: Renata Kalkmann.

Ainda no domingo, a partir das 17h30, o Bar Crossroads promove o seu famoso Thunderstruck em um formato inédito. A nova edição, nomeada de #FicaEmCasa, será transmitida pela internet, pelo canal oficial no YouTube, reunindo apresentações musicais, aulas-show de coquetelaria e descontos especiais nas operações de delivery e drive-thru.

A edição inédita e inovadora contará com o show da banda F4T, que promete fazer todo mundo cantar juntos em casa com grandes sucessos de Charlie Brown Jr. O grupo curitibano Válvula Vapor, formado por Vinícius Melo (voz/guitarra), Alexandre Melo (voz/guitarra), Zé Marques (baixo) e Fernando Gonçalves (bateria), também é uma atração confirmada. Grandes clássicos do rock nacional dos anos 1980 poderão ser conferidos logo na sequência. O show que fecha a noite será com a banda Afoostic, fazendo um tributo ao Foo Fighters.

Aula gratuita de alemão

Estão abertas as inscrições para a aula experimental virtual gratuita promovida pelo Goethe-Institut Curitiba, que ocorre no próximo dia 27 de abril, às 20 horas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3262-8244 ou pelo e-mail [email protected].

Livros e livreiros

Dia 23 de abril foi o dia do livro, um artigo que passa a ser agora mais lembrado, pois, em época de pandemia, pode sobrar mais tempo para a leitura. Para lembrar a data, a Fundação Cultural de Curitiba sugere oito links seguros para baixar livros. Os endereços são:

Domínio Público – http://www.dominiopublico.gov.br/

Biblioteca Guita e José Mindlin – https://www.bbm.usp.br/pt-br/

Biblioteca Nacional Digital Brasil – http://bndigital.bn.gov.br/

Virtual Books – http://www.virtualbooks.com.br/

Biblioteca Digital UNESP – https://bibdig.biblioteca.unesp.br/

Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ – http://www.docpro.com.br/escolademusica/bibliotecadigital.html

Coleção Aplauso – http://aplauso.imprensaoficial.com.br/

Biblioteca Nacional da Colômbia – https://bibliotecanacional.gov.co/es-co

Para aqueles que estão com saudades de frequentar as livrarias e editoras locais, a nossa editora Irma Bicalho fez uma relação de endereços de livreiros de Curitiba de Região que buscam sobreviver mesmo em tempos de coronavírus. Se não dá para ir até lá, eles podem ir até você. Confira a forma de compra.

Arte e Letra: essa é velha conhecida dos curitibanos que adoram unir a leitura a um bom café, no coração do Batel. Aberta em 2006, a Arte & Letra sempre teve uma seleção cuidadosa de livros, com obras de qualidade. É onde encontramos obras de autores paranaenses e, com sorte, os próprios, que sempre frequentam os eventos do local. O site também tem loja: https://www.arteeletra.com.br/

A Martin Claret: criadora da coleção A Obra-Prima de Cada Autor, com livros de bolso das principais obras da literatura mundial. Essa editora já nasceu com uma missão diferenciada. Foi fundada pelo empresário, editor e jornalista gaúcho Martin Claret para publicar obras de filosofia, religião, ciência e educação. Hoje, com mais de 500 títulos em catálogo, se destaca pelas edições especiais com alta qualidade editorial. Se está procurando um clássico com qualidade e preço acessível, clique http://martinclaret.com.br.

Editora Sapopemba: é uma editora independente, dedicada à cultura pop. Estreou no mercado editorial com Barbed Wire Kisses – a História do Jesus and Mary Chain, da escritora inglesa Zoë Howe. E lança até o fim do mês Pastrix – a Revolução de Uma Santa Pecadora, livro de memórias da pastora luterana norte-americana Nadia Bolz-Weber.

Barbed Wire Kisses pode ser encontrado na loja virtual da editora, http://sapopemba.iluria.com/ ou em https://www.editorasapopemba.com.br/onde-comprar

Livraria Vertov:  localizada na Visconde do Rio Branco, perto do Sesc da Esquina, esta livraria que nasceu em um apartamento. É um lugar quase escondido, com livros selecionados e um ambiente tão especial quanto a apresentação da loja, mantida por dois livreiros curitibanos. Na página do https://www.facebook.com/livrariavertov/, os clientes encontram as instruções para adquirir os livros e recebê-los em casa, sem custos de entrega.

Itiban: é uma livraria especializada em histórias em quadrinhos (HQ). É o paraíso para quem está buscando mangás, zines, RPG e cardgames. Compras pelo site https://www.itibancomicshop.com.br

Ubu Editora: criada em setembro de 2016, tem um catálogo que engloba antropologia, filosofia, psicanálise, arquitetura, design, artes plásticas, fotografia e literatura. Seus livros são diferenciados, propondo uma discussão contemporânea e zelando pela qualidade gráfica. https://www.ubueditora.com.br

Editora Cobogó: tem catálogo de mais de 270 títulos sobre arte, cultura e pensamento contemporâneo. Cada livro é uma obra de arte, com especial atenção no tratamento do texto, no cuidado com as imagens e no projeto gráfico. http://cobogo.com.br/

Confira a lista completa no www.curitibadegraca.com.br. Mas, se você, leitor do Plural, não encontrou a livraria de sua preferência, mande sua sugestão para nós, que incluiremos na lista: [email protected].

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias