Tem um urso no meio da sala | Jornal Plural
Clube Kotter
10 abr 2020 - 17h15

Tem um urso no meio da sala

Conheça essa e outras dicas do Curitiba de Graça

É feriado e mesmo assim é preciso continuar em casa para evitar a propagação do novo coronavírus. Mas nem por isso é preciso ficar sem ter o que fazer.

O Curitiba de Graça separou sugestões divertidas para fazer sozinho ou acompanhado (mesmo que seja por videoconferência).

Veja o que separamos e faça sua escolha.

Conheça mais sobre o idioma e cultura alemã

O Goethe-Institut Curitiba está fechado, mas possui plataformas digitais que podem ser acessadas gratuitamente. Crédito da foto: Guto Lavigne.

O Goethe-Institut Curitiba está disponibilizou, gratuitamente, diversos conteúdos online para aprender alemão, conhecer a cultura daquele país e outras formas de entretenimento. Entre as opções disponíveis estão a plataforma Onleihe, uma espécie de centro cultural online com uma biblioteca, inclusive infantil, e uma discoteca com milhares de músicas. Somada à plataforma Onleihe, a Deutsch Für Dich conecta estudantes de alemão em todo mundo em grupos de discussão sobre dúvidas gramaticais, atividades interativas e permite ainda a troca de contatos.
São oferecidos também  jogos e aplicativos gratuitos para quem deseja aprender o idioma, além do  blog #DeutschlandnoFilter, publicado, atualmente, em sete idiomas, que apresenta crônicas semanais sobre variedades relacionadas à vida na Alemanha e temas contemporâneos. O Goethe-Institut criou ainda uma agenda cultural com sugestões de podcasts, de eventos transmitidos pela internet, dicas de leitura, debates sobre literatura e indicações de concertos e espetáculos teatrais no formato streaming. O site é https://www.goethe.de/de/index.html.

Tem um urso no meio da sala

Crédito da foto: Camile Triska.

Nossa editora-chefe testou seis sites que divertem de verdade! Aqui, vão três sugestões:

O site do Museu dos Sons Virtuais tem sons de objetos que nós até já tínhamos esquecido. Aquele barulho de quando discávamos o teclado giratório do telefone, do joguinho de videogame de antigamente, do fax chegando… Enfim, você pode relembrar todos eles nesse site, clicando na imagem para ouvir e clicando novamente para o som parar, http://savethesounds.info/.

A segunda dica é o Google Animais em 3D – uma ferramenta de realidade aumentada, que faz “aparecer” um animal no chão da sua casa – se mexendo e fazendo barulho, inclusive. Para brincar, basta entrar no Google e digitar Google Animais em 3 D. E para saber os outros sites que separamos para você, é só entrar lá no Curitiba de Graça.

Outra sugestão é o Jogo de Stop, que pode ser brincado por vários amigos online. É bem parecido com o Stop que jogávamos quando éramos criança, escrevendo nomes de filmes, flores e carros com uma determinada letra. Quando alguém termina, dá o Stop. No site, a pontuação segue algumas regras: se duas pessoas escolheram a mesma palavra, é X pontos, se só uma pessoa escolheu a palavra, é outro X pontos, e assim por diante. Para acessar, entre em: https://stopots.com.br/ .

Curitiba na lente

O cotidiano de moradores de Curitiba, antes do isolamento social, pelas lentes do fotógrafo Maringas Maciel. Crédito da foto: Maringas Maciel.

Que tal apreciar a capital paranaense sob o olhar de fotógrafos da cidade? Todas as semanas, a coluna Curitiba na lente trará fotos desses profissionais,  que  fazem mais do que um registro, captam imagens, por vezes, imperceptíveis da Curitiba.

A primeira coluna apresenta imagens do fotógrafo Maringas Maciel, um conhecedor ímpar dessas paragens. Ela está disponível nas editorias “Colunistas”, lá em nosso site (www.curitibadegraca.com.br)

Para ajudar os pequenos negócios

Reprodução arte do designer Júnior Rodrigues.

A Rede do Bem do Curitiba de Graça, que divulga o trabalho de micro e pequenos empreendedores, acaba de ganhar um site.  Inicialmente, era uma lista dentro de nosso portal para ajudar os pequenos empresários a enfrentarem a crise da pandemia do coronavírus.  Mas, com a procura e a necessidade de oferecer maior autonomia de acesso tanto para o fornecedor quanto para o possível consumidor, foi desenvolvido um site específico. Por ele, o empreendedor pode cadastrar produtos e serviços e quem deseja comprar também pode fazer busca para encontrar o que precisa. Acesse www.rededobem.curitiba.br. As empresas podem ser pequenas, mas nossa ajuda pode ser grande!

Crianças dando um show

No domingo é Páscoa, um feriado religioso que traz mensagens de renovação e fé. Por isso, separamos duas ações de cantores mirins para assistir no You tube e no Instagram;

Por este link, https://www.youtube.com/watch?v=ejaIgcQHKAY, é possível assistir crianças do Coral Brasileirinho cantando “Sementes do Amanhã”, do mestre Gonzaguinha. Outro vídeo imperdível é do projeto idealizado por mães e professoras de pequenos cantores de diversas regiões do Brasil. Pelo Instagram, eles cantam “Paciência”, do cantor Lenine: https://www.instagram.com/tv/B-dKBz0Al5n/

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias