Ópera, tango e MPB juntos na Oficina de Música | Jornal Plural
Sem categoria
9 jan 2021 - 0h21

Ópera, tango e MPB juntos na Oficina de Música

Confira as atrações do Curitiba de Graça

Inicia no dia 17, a Oficina de Música de Curitiba, que neste ano homenageia Astor Piazzola (foto), nascido em Mar del Plata, em 1921, na Argentina. O músico, que completaria cem anos em março, é expoente da música latino-americana e é autor de tangos memoráveis, como “Adiós Nonino”, que fez para seu pai. Apresentações de orquestras variadas fazem parte do evento, assim como bate-papos com músicos da MPB, que neste ano será totalmente virtual.

Outra atração do período é o filme cubano “Santa y Andres”, que teve problemas para ser exibido na ilha de Fidel Castro.

Veja as outras sugestões e boa leitura!


Safari no shopping

Intervenções inusitadas fazem parte da mostra

O fotógrafo e designer Ismael Coradin apresenta a exposição “Safari Urbano” no ParkShoppingBarigüi. A mostra reúne 11 criações de imagens em pontos conhecidos e turísticos da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer, Paço da Liberdade e o Largo da Ordem, e tem intervenções inusitadas como a inclusão de bichos em fotos, como um flamingo e uma girafa, conferindo uma estética surreal e divertida.

A exposição “Safári Urbano” está aberta para visitação gratuita no piso G5, no Park Gourmet, até março. O endereço é Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê.


Erudito e popular

Alejandro Di Núbila participou do lançamento oficial da 38ª Oficina de Música de Curitiba. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Entre os dias 17 e 31 de janeiro acontece a 38ª Oficina de Música de Curitiba, que neste ano será totalmente virtual e dividida em duas fases: música erudita e música antiga, de 17 a 23 de janeiro, e música popular brasileira, de 24 a 31 de janeiro.

Como em todos os anos, além dos cursos, o evento ainda terá uma programação artística para o público em geral. Quem fizer parte da plateia virtual, no YouTube, poderá aproveitar concertos ao vivo e uma série de bate-papos com cantores e instrumentistas.

Na primeira semana, haverá um Encontro de Orquestras Brasileiras transmitido no Coreto Digital do Passeio Público. Nas redes sociais, ainda terão concertos ao vivo da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e, diretamente do Egito, a Orquestra de Meninas Cegas do Cairo.

Grandes produções operísticas também integram a agenda. Em Curitiba, os recitais acontecerão no Palácio Garibaldi. O Teatro Amazonas, Teatro da Paz (Belém) e Palácio das Artes (Belo Horizonte) também serão palco de eventos transmitidos pela Oficina de Música.

Para quem gosta de MPB, os músicos Lenine, Zeca Baleiro, João Bosco, Mônica Salmaso e Charles Gavin participarão de bate-papos on-line. A mediação ficará a cargo da apresentadora de programas culturais Roberta Martinelli e de João Egashira.

Ainda estão previstas gravações de shows ao vivo de Danilo Caymmi e da Orquestra à Base de Corda com o acordeonista Mestrinho, no show de encerramento do evento.

Para quem quer se inscrever para as oficinas, ainda é possível fazê-lo até o dia 10. Mais informações, aqui.

A programação detalhada completa, com todos os horários, será divulgada em breve no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br.


Cuba, Canadá e Brasil

“Santa y Andres” é um dos filmes em exibição pelo Cine Vitória. Foto: Reprodução

O site do Cine Passeio disponibiliza na sala virtual Cine Vitória, que oferece programação gratuita, o premiado “Fronteira das Almas”. Lançado em 1987, o filme brasileiro, que tem um tom documental, mostra uma história de dificuldades de agricultores no interior de Rondônia.

O premiado documentário brasileiro “Leite e Ferro”, de Claudia Priscilla, realizado em 2007, também está na programação. Ele retrata o dia a dia do Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (já extinto), que abrigava prisioneiras em fase de amamentação de seus bebês.

Do Canadá, a atração é o filme “Estados Nórdicos”, de Denis Côté, um dos diretores contemporâneos de maior destaque daquele país. A trama acompanha um homem, que após cometer um crime, encontra refúgio em uma remota comunidade.

Outro drama internacional é o cubano “Santa y Andres”, de Carlos Lechuga, sobre uma mulher fiel aos ideais de Fidel Castro que é designada para vigiar e evitar que um escritor homossexual conceda entrevistas ao Fórum da Paz. O filme, de 2016, foi realizado com o aval do estado, mas acabou tendo sua exibição proibida em Cuba por criticar o governo.

Para conferir outros filmes é só acessar www.cinepasseio.org.

Para quem gosta de filmes antigos, o serviço de streaming Belas Artes a La Carte tem opções de comédia e suspense. Veja aqui: https://curitibadegraca.com.br/streaming-comedia-suspense-e-classico-estreiam-no-catalogo-do-belas-artes-a-la-carte/


Tamancos sonoros

Clipe da música “Arder de Novo”, do disco “Claro Movimento”

O toque ecoado por tamancos de madeira, em referência ao fandango do Paraná, é um dos ritmos que embalam o show do Grupo Fato, que será exibido neste sábado (09/01), no canal por assinatura Music Box Brazil, a partir das 21h45.

O show é o do DVD +Próximo, lançado em 2018, mas gravado em uma turnê do álbum de mesmo nome em 2015. Ele reúne apresentações que ocorreram em três capitais: em Curitiba, com participação do músico carioca Pedro Luís (que também é produtor do álbum), em São Paulo, com o músico Mauricio Pereira como convidado, e na cidade do Rio de Janeiro, que teve as presenças de João Cavalcanti e do curitibano Alexandre Nero, que é ex-integrante do Grupo Fato.

Criado em 1994, o Grupo Fato tem nove álbuns – o último, Claro Movimento, foi lançado em 2020. Donos de uma sonoridade única, o grupo sabe fazer combinações particulares, que mesclam ritmos tradicionais da cultura paranaense com as mais variadas vertentes musicais, incluindo até experimentações eletrônicas, sempre acompanhados da Tamancalha, um instrumento de percussão formado por tamancos do fandango.

A formação do Grupo Fato nesses shows é Daniel Fagundes (voz, guitarra, violão e percussão), Grace Torres (teclados, synths e voz), Priscila Graciano (percussão, bateria e voz), Ulisses Galetto (baixo, violão e voz) e Sérgio Monteiro Freire (voz, guitarra, saxofones e sampler). Atualmente, Sérgio não faz mais parte do grupo, que agora conta com Andrezza Prodóssimo (voz, acordeon, teclados e percussão de corpo).

O canal Music Box Brazil está disponível nas operadoras de televisão por assinatura NET, Claro, Sky, Vivo e Oi. Para quem não tem acesso ao canal, o show do DVD +Próximo também está no catálogo, para os assinantes ou para aluguel, da plataforma de streaming https://www.looke.com.br/filmes/grupo-fato-proximo.


MUMA virtual

Mostra tem obras que buscam a reflexão de temas sociais. Foto: Divulgação/SMCS

O Museu Municipal de Arte (MuMA) abriu a mostra inédita “De Profundis”, da artista plástica Yara Martins, com visitação gratuita pelo site www.tourvirtual360.com.br/yara_martins.

Na exposição, as conhecidas pinturas abstratas sóbrias e carregadas de religiosidade de Yara Martins dão lugar a reflexões sociais. Entre os temas que funcionam como matéria-prima dessas criações estão a população de rua e os grandes e recentes desastres ambientais ocorridos no Brasil em obras que utilizam madeira, colagem com tecidos e grandes blocos suspensos de concreto sobre poliestireno.

Quer mais opções culturais? Acesse: www.curitibadegraca.com.br.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias