Oficina de Música de Curitiba se despede com nosso maior acordeonista

Confira as últimas atrações da edição deste ano, do Brasis no Paiol e o Dia do Quadrinho Nacional

A 38.ª Oficina de Música de Curitiba termina neste domingo, 31, homenageando o maior acordeonista brasileiro, Dominguinhos, que completaria 80 anos em 2021. Também acontece a última edição do Brasis do Paiol em Casa e você já pode se preparar para a tradicional Festa da Uva que, neste ano, não será nada convencional.

Boa leitura!

Dia Q

Imagem de uma das publicações de Nhô Quim. Crédito da foto: Wikipedia/domínio público.

Neste sábado, 30, é o Dia do Quadrinho Nacional. Tradicionalmente, a data é marcada por um bate-papo na Gibiteca de Curitiba. Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a conversa foi transformada em um vídeo que está disponível em: instagram.com/gibitecacuritiba. A gravação conta com depoimentos de mais de 40 ilustradores com o tema: “A produção de quadrinhos durante a pandemia”.

Neste sábado ainda, entre às 10h e às 12h, a produtora e editora Têmpora Criativa promoverá o workshop online gratuito “Escreva seu Roteiro de HQ”. Os participantes aprenderão sobre arte sequencial, estrutura de roteiro e de narrativa. A aula, que acontecerá das 10h às 12h, será ministrada pela escritora Mylle Silva. As inscrições devem ser feitas: https://temporacriativa.com/workshop-escreva-seu-roteiro-hq/

O Dia do Quadrinho Nacional é celebrado desde 1984. A data foi escolhida a partir do que seriam os primeiros registros de uma história em quadrinhos no Brasil: As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, do cartunista ítalo-brasileiro Angelo Agostini, que começou a ser publicado pelo jornal Vida Fluminense no dia 30 de janeiro de 1869. A história de um caipira que viajava de Minas Gerais para conhecer a Corte Imperial no Rio de Janeiro era apresentada a cada semana em páginas duplas.

Mostra Pocket Lives

Grupo Bombaião, Márcio Juliano, Alcir Carrigo, Julio Borba, Roseane Santos e Du Gomide apresentarão shows em formato pocket. Crédito da foto: reprodução/Facebook.

Neste sábado, 30, acontece a Mostra Pocket Lives, que reunirá os músicos curitibanos Roseane Santos, Du Gomide, Alecir Carrigo, Julio Borba, Márcio Juliano e o grupo Bombaião. Os shows, com diferentes vertentes musicais que englobam MPB, samba, raiz, pop, baião e instrumental, ocorrerão em três horários: às 11h, às 15 e às 17h, com transmissão no canal da mostra no YouTube.

Dominguinhos, Bituca, Mestrinho e o finzinho da Oficina

Mestrinho participará do último show da programação. Crédito da foto: divulgação.

A 38.ª Oficina de Música de Curitiba termina neste fim de semana, mas ainda tem muita música para ouvir. Neste sábado, às 12h, a cantora e compositora Rúbia Divino e as instrumentistas Lílian Nakahodo e Gabriela Bruel fazem um show virtual e ao vivo em homenagem a Milton Nascimento. As artistas fazem releituras dos grandes sucessos do músico mineiro.

Neste sábado também ocorrem os shows virtuais do Jazztronômica, que serão transmitidos direto da Sociedade Garibaldi, a partir das 16h. O Trio Generoso, que é especializado em samba e choro, apresentará versões especiais de Pixinguinha, Dominguinhos, Noel Rosa, Wilson Moreira, Julião Boêmio, entre outros. Às 18h, Daniel Migliavacca Trio traz seu show No Recreio, com músicas autorais e de compositores consagrados. E às 21h45, se apresenta Junta Quarteto, que traz um panorama da música instrumental autoral local. Para assistir qualquer show da Oficina, é só acessar o site www.oficinademusica.org.br/aovivo.

E no domingo, dia 31, acontece o grande encerramento com homenagem ao maior sanfoneiro brasileiro, a um dos maiores representantes do tango argentino e outros músicos brasileiros e internacionais. Os shows acontecerão no palco do Guairão, mas sem público, e poderão ser assistidos ao vivo.

O primeiro show do dia será às 11h, com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. O espetáculo mesclará temas de compositores de épocas e estilos distintos como o inglês Gustav Holst, os brasileiros Chiquinha Gonzaga, Oswaldo Lacerda e Felipe Senna, o argentino Astor Piazzolla e bailarinos de tango.

Depois do concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, a programação segue com apresentações do Tumbalelê do Pererê (às 15h), dos ritmos latinos do Quarteto Santa Helena (às 17h30) e a união do Projeto MusicaR com a Camerata Antiqua de Curitiba em uma homenagem a Piazzolla (às 19h30).

Fechando a 38.ª Oficina de Música de Curitiba, às 20h terá a apresentação da Orquestra à Base de Corda com Mestrinho, considerado um talento do acordeom, com uma homenagem a Dominguinhos, que em 2021 completaria 80 anos, e também a Astor Piazzolla, no ano do seu centenário.

Com regência de João Egashira, a Orquestra à Base de Corda apresenta com o músico convidado os clássicos dos dois compositores: “De Volta pro Aconchego” (Dominguinhos e Nando Cordel), “Isso Aqui Tá Bom Demais” (Dominguinhos e Nando Cordel), “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil) e “Libertango” (Astor Piazzolla), entre outras canções.

Brasis no Paiol

Leo Fressato abre as apresentações neste sábado. Crédito da foto: divulgação.

Neste próximo fim de semana (30 e 31), acontece a última edição do Brasis no Paiol em Casa, versão online do projeto que leva shows especiais de artistas da cena musical para o Teatro do Paiol. A transmissão ao vivo começa às 18h, em ambos os dias.

Entre os dez shows, divididos nos dois dias de apresentações, estão artistas de Norte a Sul do país: a baiana Josyara, o gaúcho radicado em São Paulo, Filipe Catto, a amapaense Oneide Bastose a paraense Keila, que fazia parte da Gang do Eletro. De Curitiba, ainda terá shows de Leo Fressato, Roseane Santos, Conde Baltazar, Laura Petit, Uhrubu Selector e do congolês, Wugala Flama.

As edições de setembro, outubro, novembro e dezembro estão disponíveis na íntegra, ou separadas por shows, no mesmo canal do YouTube. Confira as programação:

30 de janeiro:

18h – Leo Fressato
18h30 – Laura Petit
19h – Filipe Catto
19h30 – Roseane Santos
20h – Wugala Flama

31 de janeiro
18h – Josyara
18h30 – Oneide Bastos
19h – Keila
19h30 – Conde Baltazar
20h – Uhuru Selector

Tiomkim

Imagens em Fuga é um dos curtas-metragens exibidos na mostra especial de Tiomkim. Crédito da imagem: reprodução/site Cinemaskope.

A programação online do Cine Passeio, válida até 3 de fevereiro, homenageia o artista Tiomkim, que faleceu no último dia 17 de janeiro. Nas salas virtuais do Cine Vitória está sendo exibida, gratuitamente, a coletânea A Desilusão em VHS – O Cinema Experimental de Tiomkim, com três curtas-metragens realizados por esse cineasta gaúcho radicado em Curitiba.

A mostra apresentará Cinemascorpos, de 1989, Imagens em Fuga, de 1990, e Cenas de Um Sonho Selvagem, de 1991. Os filmes foram restaurados por Matheus de La Palm a partir das matrizes originais em VHS. Para saber mais, basta acessar: www.cinepasseio.org.

Festa da Uva

Além de polenta e frango, combos terão risoto, macarrão e salada. Crédito da foto: divulgação.

No dia 7 de fevereiro, a Paróquia São José e Santa Felicidade realizará uma edição especial da tradicional Festa da Uva, no Bosque São Cristóvão. Diante da impossibilidade do evento presencial, o público poderá aproveitar a culinária italiana sem sair dos seus carros.

A festa começará com uma missa drive-in às 9h. Logo depois, das 11h às 14h, serão entregues, no sistema drive thru, combos com frango, polenta, risoto, macarrão e salada, além de vendas de uvas.

Os combos, que servem até três pessoas e têm custo de R$ 60 cada, devem ser comprados antecipadamente pelo Disk Ingresso. Para quem desejar comprar de outra forma, deve entrar em contato pelo telefone (41) 3372-1417. O Bosque São Cristóvão fica na Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, 85 – Santa Felicidade.

Curitiba e Bahia

Músicos curitibano e baiano não se conheciam até surgir a ideia de gravar juntos. Crédito da foto: divulgação.

Pode misturar rap com axé? “Pode pá” é o que cantam o rapper curitibano Paladino e o músico Compadre Whashington, do grupo baiano É o Tchan, na música que acabaram de lançar juntos. Saiba mais nessa mistura irreverente na reportagem de Camile Triska.


Para acessar outras reportagens especiais e notícias sobre cultura, acesse: www.curitibadegraca.com.br .

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima