#Fiqueemcasa e curta as dicas do Curitiba de Graça | Jornal Plural
3 abr 2020 - 17h47

#Fiqueemcasa e curta as dicas do Curitiba de Graça

Confira algumas opções de entretenimento em tempos de pandemia global

O avanço da pandemia do novo coronavírus no país tem modificado o hábito de lazer e cultural do curitibano. Os parques, teatros e espetáculos foram trocados pelo entretenimento dentro de casa. O que era uma opção passou a ser a única escolha segura e recomendada pelas autoridades sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pelo Ministério da Saúde para aqueles que não são trabalhadores dos chamados serviços essenciais.

Para trazer mais entretenimento no conforto do seu lar, o Curitiba de Graça separou algumas opções. Confira!

Acervo da Fundação Cultural

População tem acesso online a acervo histórico e artístico de Curitiba. Crédito da foto: Cido Marques/FCC.

A Fundação Cultural de Curitiba abriu a sua plataforma no sistema Pergamun, pelo qual é possível fazer a consulta online do acervo artístico dos museus e do acervo histórico da Casa da Memória. O sistema dá acesso às informações técnicas e à visualização das obras existentes no Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Museu Municipal de Arte (MuMA) e Museu de Arte Sacra.

Pela consulta podem ser acessadas cerca de 10 mil imagens da Casa da Memória com temas como: imigração, famílias pioneiras, vistas da cidade, projetos de construção do início do século 20, casas comerciais, cinemas, cafés e confeitarias, detalhes de praças, ruas e construções que permitem uma viagem à cidade de fins do século 19 até meados do século passado.

O acervo histórico e artístico da FCC é formado por mais de 330 mil itens. Acesse pelo: https://pergamum.curitiba.pr.gov.br/pergamum/biblioteca/

Está com saudades do Balé Teatro Guaíra?

O Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) passou a compartilhar espetáculos de grande sucesso do Balé Teatro Guaíra (BTG), apelidados de GuaíraFlix. A seleção especial de conteúdos já conta com os sucessos O Lago dos Cisnes e O Segundo Sopro. Para ficar atendo aos espetáculos liberados, siga as redes sociais do Centro Cultural Teatro Guaíra no Facebook e no Instagram.

TV Escola

TV Escola lança programação especial para alunos, pais e professores. Crédito da foto: Divulgação.

A Roquette Pinto Comunicação Educativa (Acerp), gestora do canal TV Escola, lançou o projeto “Seguimos Conectados”, disponibilizando mais de 500 horas de programação educativa do canal, sendo 200 horas de programação inédita.

Com programação voltada para pais, estudantes e professores, também foram disponibilizadas orientações jogos eletrônicos, percursos educativos e demais objetos educacionais, pedagogicamente confiáveis e totalmente gratuitos do canal, podem servir como recursos para aulas virtuais.

O acesso aos conteúdos do projeto “Seguimos Conectados” é feito pelo canal TV Escola ou pelo site www.tvescola.org.br.

Música, cinema e literatura com quem entende

Que tal aproveitar o fim de semana para maratonar a trilogia do De Volta para o Futuro? Crédito da foto: Reprodução.

Estreou no Curitiba de Graça a coluna Pausa Dramática, do jornalista Flávio Jayme (https://pausadramatica.com.br/), em parceria com Abonico Smith e Janaína Monteiro (https://mondobacana.wordpress.com/) e Marden Machado (https://www.cinemarden.com.br/ e http://www.cinepasseio.org/.

Duas vezes por semana, Flávio traz dicas de música, livros, filmes e séries para se distrair em casa. Entre as sugestões da última coluna está a série Good Girls, em exibição na Netflix. No enredo, três donas de casa que resolvem assaltar um mercadinho pra resolver seus problemas financeiros e acabam se envolvendo em confusões muito maiores. Tem humor, suspense e críticas ao machismo.

A sugestão de filme é um clássico e vale para toda a família: a Trilogia De Volta Para o Futuro. Todos os três filmes podem ser encontrados em serviços de streaming e VOD.

A dica musical vem do site do festival de Jazz de Montreux, que liberou 50 apresentações gravadas ao longo do evento musical realizado na Suíça e que pode ser acessado pelo endereço: https://www.montreuxjazzfestival.com/en/50-concerts-to-stream/

Para conferir todas as dicas da Pausa Dramática basta acessar a coluna no www.curitibadegraca.com.br

#FiqueemCasa

Independentemente do idioma, a hashtag #FiqueemCasa tem ocupado as mídias sociais de todo o mundo e se tornou a mensagem mais relacionada à proteção quando o assunto é a doença Covid-19. Para lembrar a importância de ficar em casa neste momento que a transmissão pelo novo coronavírus avança no país, o portal Curitiba de Graça lançou a campanha #Fiqueemcasa com mensagens de profissionais da saúde. Conheça o vídeo e espalhe esta ideia.


Quer saber mais sobre como se distrair ou aproveitar para estudar durante o isolamento domiciliar? Acesse o site www.curitibadegraca.com.br, o Facebook (www.facebook.com/CuritibadeGraca) ou perfil no Instagram (@curitibadegraca).

E se tiver sugestões de atividades recreativas para fazer em casa e passeios virtuais, pode mandar para nós pelo e-mail [email protected] 

*Devido ao aumento de acessos, alguns sites podem sofrer instabilidades temporárias. 

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias