Diversão e ensino gratuito dentro da sua casa | Jornal Plural
Clube Kotter
20 mar 2020 - 13h34

Diversão e ensino gratuito dentro da sua casa

O isolamento por causa do coronavírus não precisa ser sinônimo de tédio

De uma semana para outra, vimos nosso dia a dia ser totalmente modificado por causa do coronavírus: fechamentos de espaços culturais e públicos, cancelamentos de eventos, suspensões de aulas… A hora é de ficar em casa!

Fazendo a nossa parte para evitar a propagação do vírus, o site do Curitiba de Graça foi reformulado para divulgar notícias de utilidade pública, artigos variados e sugestões de lazer, cultura, educação e entretenimento que podem ser acessadas de casa.

Até o final desse período de isolamento, queremos ajudar você a se distrair e deixar a mente calma.

Confira nossas dicas para este fim de semana!

Viaje pelo Brasil em seu computador

Fachada do Convento das Mercês, sede do Museu da Memória Republicana. Crédito da foto: Lyssuel Calvet/Wikipedia

Quer conhecer as florestas brasileiras? Dar uma voltinha pela cidade de Ouro Preto e visitar suas lindas igrejas e museus? Ou prefere ir ao Rio de Janeiro saber mais sobre a história da República? Você pode fazer tudo isso no site do projeto Era Virtual (www.eravirtual.org).

No site estão disponíveis 24 museus, além de exposições específicas e tours. Grande parte do conteúdo contempla o estado de Minas Gerais, porém, é possível visitar instituições de outras regiões, como o Museu da Memória Republicana no Rio de Janeiro, a Casa de Cora Coralina em Goiás e o Museu Nacional do Mar em Santa Catarina, por exemplo. Outro destaque é a exposição Biomas do Brasil, ação de divulgação da biodiversidade brasileira junto à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em 2012.

Aproveite para reciclar conhecimentos

FGV oferece vários cursos online gratuitos e com direito a certificado. Crédito da foto: Pixabay.

Se você quer aproveitar para dar um up no seu currículo, aprender sobre assuntos novos ou gerar horas complementares para sua graduação, a FGV (Fundação Getulio Vargas) disponibiliza diversos cursos on-line gratuitos. Todos oferecem certificação ao final – após ser aprovado, o próprio estudante emite o documento via web.

Estão disponíveis 55 cursos sobre temas ligados a áreas de finanças e economia, marketing, direito, administração, recursos humanos, comunicação institucional, gramática, entre outros. Em nosso site tem uma lista com links para cada um deles.

Música clássica para ajudar a relaxar

Sede da Filarmônica de Berlim, na Alemanha. Crédito da foto: A.Savin/Wikimedia Commons/WikiPhotoSpace.

Uma forma de aliviar a ansiedade desse momento ao som de uma boa música. A Filarmônica de Berlim abriu o acesso gratuito à sua plataforma digital www.digitalconcerthall.com. Até 31 de março, o usuário poderá se registrar com o código BERLINPHIL, o que permitirá e aproveitar gratuitamente a todos os concertos e documentários do arquivo por um período de 30 dias.

Com 138 anos de tradição e comandada desde setembro de 2019 pelo maestro siberiano Kirill Petrenko, a Filarmônica de Berlim está entre as melhores da Europa e ostenta uma casa exclusiva, a deslumbrante Philarmonie, desenhada pelo arquiteto alemão Hans Scharoun e construída em uma área nobre do centro da capital alemã.

Resgate os jogos de tabuleiro

Tanto os clássicos como os modernos, jogos de tabuleiro costumam agradar a todos. Crédito da foto: Pixabay.

Seja antigo ou moderno, o jogo de tabuleiro é uma ótima alternativa para se divertir em época de coronavírus. Quem não tem em casa, pode criar seu próprio jogo, ou acessar os diversos sites que oferecem versões digitais.

Aqui vão duas sugestões para criação ou jogo online. Em nosso site, você encontra mais dicas na matéria “Jogos de tabuleiro para fugir do tédio”

Para quem quer fazer seu próprio jogo
https://super.abril.com.br/blog/superlistas/8-dicas-para-fazer-seu-proprio-jogo-de-tabuleiro/

Para quem quer continuar no PC ou no smartphone
https://www.cokitos.pt/?s=tabuleiro (em português com os jogos classificados por faixa etária)

Dicas para quem tem bichos de estimação

Bichos de estimação também precisam de cuidados especiais durante isolamento por coronavírus. Crédito da foto: Pixabay.

Indo além da diversão, no Curitiba de Graça você também encontra algumas orientações sobre dúvidas a respeito do coronavírus. Nossa colunista Dra. Pet, a veterinária Jacqueline Felippetto, escreveu um artigo especial para orientar os tutores.

Ela explica que embora os cães e gatos possam pegar coronavírus, as cepas do vírus são diferentes das que acometem os seres humanos e que, até o início da tarde desta quinta, 19 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS), não tem registros de cães e gatos que possam transmitir o coronavírus para humanos e vice-versa.

Mas, é importante alguns cuidados com os bichinhos enquanto estão no isolamento em casa com a família. O artigo está disponível em nosso site, na editoria “Colunistas”.


Quer saber mais sobre como se distrair no isolamento do coronavírus? Acesse o site www.curitibadegraca.com.br, o Facebook (www.facebook.com/CuritibadeGraca) ou perfil no Instagram (@curitibadegraca).

E se tiver sugestões de atividades recreativas para fazer em casa e passeios virtuais, pode mandar para nós pelo e-mail [email protected] 

* Devido ao aumento de acessos, alguns sites podem sofrer instabilidades temporárias.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias