Curitiba de Graça destaca personagens da cidade | Jornal Plural
5 jun 2020 - 22h57

Curitiba de Graça destaca personagens da cidade

Cinema em carro, pizza no dia dos namorados e fotos pelo celular estão entre as dicas da coluna

Passado quase três meses desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que o mundo vivia uma pandemia, o “novo normal” começa a ser estabelecido na área cultural. As lives já são largamente difundidas e agora Curitiba adere ao drive-in.

Nesta edição da coluna Curitiba de Graça para os leitores do Plural, veja ainda o ensaio do fotógrafo de Rogério Borgia, feito pelo celular.

Confira as dicas:

Drive-in em Colombo

Cinema drive-in Autocine Show está localizado em meio à natureza, na cidade de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Crédito da foto: Divulgação.

Na quarta-feira (10/06), estreia o Cine Drive-in Madalosso, mas os ingressos já estão esgotados – o espaço abriu para exibição de 30 filmes somente.

Mas na quinta-feira (11/06) terá a abertura de outro drive-in: o Autocine Show, localizado em Colombo, perto do Santa Mônica Clube de Campo, em um local em meio à natureza. Há programação até o dia 14 de junho e a compra de ingressos (que custam R$ 40 + taxa administrativa por carro) já estão disponíveis no site www.autocineshowoficial.com.br.

Mas, se você ainda prefere ficar em casa, existem outras opções de cinema virtual. A jornalista Camile Triska selecionou cinco comédias que divertem e ainda você pode treinar o espanhol. Acesse o nosso site, na editoria “Diversão Virtual” para saber quais são. Depois, é só preparar a pipoca, se jogar no sofá!

Gente Leite Quente

Altar a Maria Bueno no Cemitério Municipal.

Toda cidade tem suas histórias, lendas e costumes. Curitiba não é diferente. Para entender mais a cidade, por meio de seus personagens, iniciamos na primeira semana de junho a série “Gente Leite Quente”, com o que temos de melhor: as pessoas e suas peculiaridades.

A primeira retratada é a responsável pelo túmulo mais visitado no Dia de Finados: Maria Bueno. Como toda mulher de sua época, foi vítima de machismo. Em uma das versões sobre sua história, está o de ter sido acusada de prostituição, o que, segundo as tradições da época, era impedimento de ser enterrada, mesmo tendo sido brutalmente assassinada. A história bárbara de Maria Bueno foi contada pelo cineasta Valêncio Xavier e, se ocorresse hoje, ela seria uma vítima de feminicídio. Saiba mais sobre a mulher transformada na santa de Curitiba, na coluna “Gente Leite Quente”, escrita pelo jornalista Carlos Borio, no www.curitibadegraca.com.br.

Live dos namorados

Apresentação do grupo Cordas do Iguaçu.

O Shopping Palladium promove uma live do Dia dos Namorados com o grupo Cordas do Iguaçu – que faz parte do projeto social Cordas do Paraná, que forma crianças e adolescentes carentes como músicos instrumentistas. A transmissão ao vivo acontecerá nos perfis no Facebook e no YouTube do shopping, na próxima sexta-feira (12/06), a partir das 20h.

O Shopping Palladium é um apoiador do Projeto Cordas do Paraná, que atende 280 crianças e adolescentes com aulas gratuitas. Inclusive, na ação de Dia dos Namorados, haverá possibilidade de fazer doações para o projeto Cordas do Paraná.

Outro estabelecimento que fará comemoração virtual do Dia dos Namorados é a Domino’s Pizza. A promoção “Encontro by Domino’s” sorteará uma pizza média para cada um dos convidados. Para participar, é necessário cadastrar as informações no site encontro.dominos.com.br, marcando dia e hora do ‘webencontro’, que precisa ocorrer entre os dias 8 e 12 de junho. É possível indicar até seis amigos para receber a pizza, incluindo o endereço e CEP deles.

As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (7/06). O sistema vai selecionar os sortudos de forma randômica – não foram informados quantas pessoas serão sorteadas. A promoção é válida para todo o Brasil, mas é necessário morar em uma região onde tenha delivery da pizzaria.

Grupo Fato com novo clipe

Encenar uma música não é tarefa fácil. Depende da interpretação do diretor, do ator, da equipe técnica e da convergência em entender o sentido da canção. E essa compatibilidade aconteceu para o clipe “Arder de Novo”, com música de Humberto Araújo e letra de Benito Rodriguez, gravada pelo Grupo Fato em seu mais recente álbum: Claro_Movimento.

Para gravar o clipe, o Fato convidou a roteirista e diretora Rodriane DL, autora, entre outros trabalhos, do premiado curta-metragem Órion (2016), que foi exibido em mais de trinta festivais do Brasil e do mundo.

Para saber sobre a matéria feita pela jornalista Irma Bicalho, acesse: www.curitibadegraca.com.br

Histórias do Paraná

Coleção Histórias do Paraná. Crédito da imagem: Reprodução/Site

Para quem gosta de História, especialmente a do Paraná, o Museu Paranaense tem uma novidade: diversos livros e outros conteúdos para download gratuito. São obras escritas por pesquisadores e historiadores que abordam o surgimento e desenvolvimento do estado, em várias áreas, e também traz a história de personagens e movimentos importantes para a nossa trajetória.

Entre os materiais disponíveis estão a coleção Teses do Museu Paranaense, que abrange a arqueologia, traz a história do bairro Santa Felicidade e até sobre comunidades quilombolas.

Já a coleção Histórias do Paraná, organizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná, tem oito títulos entre eles O Macabeu: imigração e identidade judaica no Paraná, de Michel Ehrlich.

Veja mais em: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/

Fotos pelo celular

Crédito da foto: Rogerio Borgia

É possível ter técnica batendo fotos pelo celular? O fotógrafo Rogerio Borgia garante que sim, e mostra neste ensaio para a coluna Curitiba na Lente. De estação tubo a parques, passando por um peculiar céu azul com um avião em movimento, o profissional mostra que o aparelho usado para fotos corriqueiras pode registrar imagens mais apuradas. Confira o ensaio completo em www.curitibanalente.com.br, coluna Curitiba na Lente.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias