Cine Passeio abre suas portas virtuais | Jornal Plural
30 abr 2020 - 21h24

Cine Passeio abre suas portas virtuais

A cidade vista por outro ângulo também é destaque da coluna Curitiba de Graça

Os espaços culturais curitibanos já se adequaram e quase todos já têm a sua programação artística adaptada aos tempos de pandemia. O mais recente a anunciar um cronograma de atividades foi o Cine Passeio. A sala virtual criada tem o nome de um dos mais tradicionais cinemas de rua de Curitiba: Cine Vitória. A programação de estreia tem filmes rodados em Curitiba.

Essa notícia, fotografias de Curitiba vista de cima e o “O Trenzinho do Caipira” estão na coluna do Curitiba de Graça para o Plural desta semana. Confira:

Cine Vitória do Cine Passeio

Um dos queridinhos dos curitibanos abriu sua programação online na última quinta-feira, 30 de abril: o Cine Passeio estreou sua sala virtual gratuita, batizada de Cine Vitória. São cinco filmes, sendo quatro longas e um curta-metragem, que podem ser assistidos em qualquer horário no www.cinepasseio.org.

A primeira sessão resulta de uma seleção de filmes de ficção feitos em Curitiba, por realizadores curitibanos ou que moram na cidade, e que fizeram parte da programação da Mostra Curitiba de Cinema 2019. Os títulos escolhidos foram o curta Do Tempo Que Eu Comia Pipoca (de Catherine Agniez e Heloísa Passos e com Guta Stresser no elenco) e Lance Maior (de Sylvio Back, primeiro longa rodado em Curitiba, em 1968).

A seguir vem o autobiográfico Meu Amigo Hindu, último filme de Hector Babenco e estrelado por Willem Dafoe e Barbara Paz. Esse filme integra a Mostra Hector Babenco, que nas próximas semanas exibirá oito dos dez filmes dirigidos pelo cineasta. A mostra é uma parceria entre o Cine Passeio a distribuidora Spcine Play.

A terceira sessão selecionou o épico Revolução em Paris, de Pierre Schoeller, sobre a Queda da Bastilha e o nascimento da Revolução Francesa. O filme integra a Mostra Varilux de Cinema Francês. Benzinho, de Gustavo Pizzi, está na quarta sessão. O filme foi vencedor de várias edições do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – o Oscar do cinema nacional. Por acordo firmado com a distribuidora, o número de acessos foi limitado em 60 visualizações.

IMAGEM 3

Reprodução/ Facebook Ônibus da Cultura

Ônibus virtual da Cultura

O projeto Ônibus da Cultura – composto por dois veículos do transporte coletivo que foram adaptados como unidades culturais móveis para levar entretenimento a vários locais, agora se adequou aos tempos de pandemia e apresenta sua programação virtual. Artes plásticas, história, arqueologia, paleontologia e música são algumas das áreas do conhecimento abordadas nos vídeos que estão disponíveis, gratuitamente, no Facebook/OnibusdaCultura e no YouTube do Solar do Rosário.

Um dos pontos altos será um concerto da orquestra Ladies Ensemble, formada exclusivamente por mulheres, gravado com cada uma das integrantes tocando na sua casa. Elas vão interpretar um trecho da “Sinfonia N.º 5 de Mozart: Primeiro Movimento (Allegro com Brio)”. Esse vídeo estará disponível a partir do dia 1º de maio.

O Trenzinho do Caipira

Os músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná fizeram uma gravação especial, diretamente de suas casas, de “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, com participação especial da Uyara Torrente, vocalista d’A Banda Mais Bonita da Cidade.

Para assistir e apreciar a bela melodia, basta acessar o canal do YouTube, o Facebook ou Instagram da Orquestra Sinfônica do Paraná. Em nosso site, você também encontra a matéria com o vídeo na editoria “Diversão Virtual”.

Álbum pode ser baixado.

Papagaios do Brasil

Para quem gosta de temas ligados à natureza, a National Geographic lançou na última semana a plataforma “Aprenda em Casa”, uma proposta digital gratuita que oferece conteúdos sobre natureza e ciências. Na plataforma é possível acessar vídeos, jogos e galeria de fotos. O conteúdo é escolhido e criado por especialistas em diversas áreas, o que assegura a qualidade das informações.

O material pode ser acessado não apenas por amantes da natureza, mas, também, por professores que podem se beneficiar do conteúdo, que conta, inclusive, com planos de aula sobre vários temas, até sobre assuntos ligados à pandemia de coronavírus. Para acessar a plataforma, basta entrar no site https://www.nationalgeographicbrasil.com ou no canal do YouTube.

Também para quem curte ciências, o programa Papagaios do Brasil lançou um álbum virtual com ilustrações e fotografias dos pássaros em formatos de figurinhas, em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), e que pode ser baixado, impresso e recortado em casa. O livro para imprimir pode ser baixado gratuitamente neste link: http://spvs.org.br/album-digital-abril-2020.pdf.

Outra atividade que faz parte da ação é o bate-papo com especialistas para discutir diferentes temas relacionados à preservação da natureza. Os vídeos são divulgados semanalmente. Para acessar é só entrar no YouTube e digitar: Programa Papagaios do Brasil.

IMAGEM 5/6

Crédito das fotos: Guto Lavigne.

Curitiba na Lente

O Curitiba de Graça criou uma coluna especial para acalentarmos a saudade das paisagens da cidade. Toda semana um fotógrafo desfila sua arte em nosso portal. O destaque desta edição é o publicitário, fotógrafo e padeiro, Guto Lavigne. Para o Curitiba na Lente, ele selecionou fotos feitas com drone. É de encher os olhos e o coração.

Se você é fotógrafo ou quer indicar alguém para participar, entre em contato pelo e-mail pra [email protected]

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias