Cinco livros para o recesso

Confira as dicas do Curitiba de Graça

É comum nesta época as pessoas tirarem uns dias de folga. Uma excelente opção de lazer, especialmente em tempos de pandemia, já que se faz a sós, é se abraçar a um livro. Por isso, o Curitiba de Graça preparou esta edição especial com dicas de livros para ler e também presentear.

Boa leitura!

O Filho

A publicação, criada pela escritora Carol Sakura e pelo ilustrador Walkir Fernandes, tem distribuição gratuita. Crédito da foto: acervo Curitiba de Graça.

Uma história real do assassinato do pai pelo filho é o pano de fundo da HQ curitibana: O Filho Mau, produzida pela escritora e pesquisadora Carol Sakura e pelo ilustrador e diretor de animação Walkir Fernandes. A publicação foi inspirada em relatos que a autora ouviu de sua avó ao longo da vida. A história mistura ficção e realidade que envolve questões psicológicas perturbadoras. O Curitiba de Graça fez entrevista com Carol Sakura.

Confira, aqui.

Uma história dos anos 60

Crédito da foto: divulgação.

O romance-reportagem As Moças de Minas – Uma História dos Anos 60, do jornalista Luiz Manfredini, foi relançado pela terceira vez, neste semestre, pelas editoras Anita Garibaldi, de São Paulo, e Ipê Amarelo, de Curitiba. Nesta edição atualizada, ganhou novo projeto gráfico, valorizando mais ainda o tema ditadura. Saiba mais aqui.

As ondas

Crédito da foto: Anderson Craveiro.

O livro de poemas O Enigma das Ondas percorre de maneira consistente diferentes temas e estruturas poéticas, traz uma reflexão de assuntos que vão além dos nossos sentimentos e fazem pensar sobre questões sociais e políticas. A obra, lançada pela Editora Iluminuras, é do jornalista, poeta, escritor, tradutor e compositor londrinense Rodrigo Garcia Lopes (foto) e aborda assuntos como pandemia e Lava-Jato. Confira a entrevista feita com o autor.

Um memorialista negro no Sul

Crédito da foto: arquivo da família/divulgação.

O livro do historiador paranaense Fábio Garcia, que foi indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura, Ildefonso Juvenal da Silva – Um Memorialista Negro no Sul do Brasil (Editora Cruz e Sousa) traz artigos escritos por um dos mais importantes escritores e precursores do combate ao preconceito racial no Sul do país. Um livro fundamental para qualquer cidadão antirracista. Confira a reportagem especial, aqui.

Bolsonarismo

Crédito da foto: Endora Barboza.

O Novo Conservadorismo Brasileiro: de Reagan a Bolsonaro (Editora Zouk), da ponta-grossense Marina Basso de Lacerda (foto), foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2020 e já venceu outra premiação brasileira: o Prêmio Minuano de Literatura, promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) do Rio Grande do Sul e pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciência Política, Marina traça na obra um paralelo entre o neoconservadorismo norte-americano e aquele que começou a ser visível na política brasileira a partir de 2015, culminando na eleição do atual presidente, Jair Bolsonaro. Leia mais, aqui,

Confira ainda uma reportagem especial com dicas de livros de outros escritores, aqui.


Para mais atrações culturais, acesse: www.curitibadegraca.com.br .

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Um brinde à capital ecológica!

Apesar de todos os títulos e atributos sustentáveis conferidos à Curitiba, do alto de seus 331 anos recém completados, a cidade não está imune à crise climática. Saiba aqui o que podemos fazer a respeito

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima