A cultura preenche os espaços vazios | Jornal Plural
15 maio 2020 - 21h01

A cultura preenche os espaços vazios

Filmes, balé, exposições e até Queen são atrações do Curitiba de Graça

Às vezes parece que estamos vivendo um filme de suspense no melhor estilo Night Shyamalan (autor e diretor de filmes como Sexto Sentido, A Vila e Fragmentado). Mas, mesmo numa realidade fantástica, é preciso de muito entretenimento e cultura para distrair e afagar a alma.

Um show antológico, filmes de vários estilos e fotos de uma Curitiba vazia estão entre as dicas desta edição do Curitiba de Graça para o Plural. Confira:

Queen

Está à disposição dos fãs um show antológico do Queen, em homenagem a seu vocalista, que morreu de Aids em novembro de 1991. Freddie Mercury Tribute Concert ficará no ar, no canal do YouTube da banda, até domingo, às 15h. O espetáculo ocorreu em abril de 1992, no Estádio Wembley, em Londres, e reuniu 72 mil pessoas. Os integrantes da banda Queen – Brian May, Roger Taylor e John Deacon – receberam grandes artistas internacionais para o tributo, incluindo nomes como David Bowie e Elton John.

Parabéns Balé Teatro Guaíra

Balé Teatro Guaíra acaba de completar 51 anos de existência e para comemorar a data, os bailarinos recriaram um trecho da coreografia Carmen de forma virtual. Crédito da foto: reprodução do vídeo.

O Balé Teatro Guaíra, terceira companhia mais antiga do país e referência nacional em dança contemporânea, acaba de completar 51 anos. Para comemorar a data, os bailarinos recriaram um trecho da coreografia Carmen de forma virtual.

É a primeira vez na história do Balé que esta data não é celebrada nos palcos com o público. O Balé Teatro Guaíra foi criado em 1969 e já apresentou mais de 150 coreografias, com a passagem de grandes nomes da dança nacional, como Ana Botafogo, que estreou no Guairão como solista, e Carlos Trincheiras, coreógrafo de O Grande Circo Místico – montagem considerada por muitos críticos o melhor exemplar do balé brasileiro.

Veja o vídeo aqui:  www.youtube.com/watch?v=vrC1ei0w8RI&t=3s

Cine Passeio

O terror brasileiro A Noite Amarela é um dos novos filmes em cartaz. Crédito da foto: divulgação.

O Cine Passeio estreiou nova programação virtual que permanece até o dia 20 de maio. Os filmes disponibilizados são Em Busca de Curitiba Perdida, seguido de O Preço da Paz, pela Mostra Curitiba de Cinema; A Noite Amarela e Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia, na Mostra Babenco; e O Mistério de Henri Pick, pela Mostra Festival Varilux. Veja como assistir no www.curitibadegraca.com.br

O curta-metragem Em Busca de Curitiba Perdida, de Estevan Silvera, é baseado em um conto de Dalton Trevisan, do livro Mistérios de Curitiba, que faz uma releitura da capital paranaense dos anos 1970. Sua exibição é seguida pelo drama O Preço da Paz, que mostra uma história durante a Revolução Federalista, colocando em evidência os idealistas revolucionários Maragatos.

Dia Internacional de Museus

Museu Oscar Niemeyer participa da 18.ª Semana de Museus. Crédito da foto: Carlos Renato.

Nesta segunda-feira, 18 de maio, é o Dia Internacional de Museus. O tema deste ano é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, e visa refletir sobre as desigualdades na sociedade contemporânea e como os museus podem atuar na valorização da diversidade e na promoção da inclusão. Para celebrar a data, alguns museus estão com programação virtual especial durante toda a semana.

Em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer (MON) vai oferecer mediações e oficinas online pelo seu Facebook e Instagram.

O público ainda será convidado a postar fotos que reflitam o tema da Semana de Museus. As fotos serão repostadas ao final da semana pelas redes sociais do MON.

Já o Museu Paranaense (Mupa) está desde a última semana apresentando curiosidades sobre o acervo arqueológico, antropológico e histórico em vídeos curtos, de aproximadamente dois minutos e meio, na série MUPA Minuto, publicada no Facebook e Instagram.

Serão dez vídeos no total, mostrando peças singulares e a história por trás de cada uma delas, com riqueza de detalhes, para o público aprender mais sobre arte em poucos minutos.

Indicação de filmes

Editores do Curitiba de Graça dão dicas de filmes para assistir pela Netflix. Crédito da foto: FreePik.

Às vezes, você olha e olha de novo o catálogo de filmes e não encontram o que assistir. Afinal, só pela capa ou pela sinopse é difícil de escolher. Mas os editores do Curitiba de Graça aceitaram o desafio de fazer uma indicação de filme que está disponível Netflix – o canal de streaming mais popular do país. A seleção é variada, de comédica romântica a drama, desde norte-americano, europeu até sul-coreano.

Confere lá em nosso site essas dicas. Estão todas na editoria “Diversão Virtual”.

Curso de Dança

A Casa Hoffmann lança cursos gratuitos de dança. Na foto, o professor de street dance Raphael Alpha. Crédito da foto: divulgação.

A partir de terça-feira (19 de maio), serão ofertados dois cursos online de dança gratuitos no site/instagram @studiovirtualCasaHoffmann.

Serão seis aulas semanais, com 30 minutos de duração, voltadas tanto para iniciantes quanto para pessoas com nível intermediário de conhecimento, sempre divulgadas ao meio-dia. Todas elas ficarão disponíveis no YouTube. A primeira será de street dance, com Raphael Alpha. Para participar, basta ter um pequeno espaço, um banco ou uma cadeira e foco para aproveitar essa nova forma de aprendizagem a distância.

Curitiba na Lente: Guilherme Pupo

Rua Presidente Farias. Crédito da foto: Guilherme Pupo.

O fotógrafo que enviou um ensaio para a coluna Curitiba na Lente, coluna do Curitiba de Graça, nesta semana foi o fotógrafo Guilherme Pupo. Feito no início da quarentena, a cidade parece vazia e até sem vida. Mas, é apenas um lembrete que é preciso aguardar em casa e esperar por dias melhores.

Calçadão da Rua XV. Crédito da foto: Guilherme Pupo.

Se você é fotógrafo ou quer indicar algum fotógrafo para participar da coluna Curitiba na Lente, mande e-mail para: [email protected]

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias