A cidade em branco e preto | Jornal Plural
Clube Kotter
29 maio 2020 - 20h53

A cidade em branco e preto

O Curitiba de Graça traz o colorido das atrações culturais

Os dias ensolarados dos últimos meses transformaram a paisagem comum de Curitiba. O que poderia ser um motivo de alegria aos curitibanos trouxe racionamento de água em época de pandemia, em que a higiene precisa ser constante.

A cidade nublada, em preto e branco, é o tema do ensaio do fotográfico  de Joel Rocha que o Curitiba de Graça destaca na coluna para os leitores do Plural.

Confira as outras dicas culturais.

Curitiba de Branco e Preto

Crédito das fotos: Joel Rocha

Nos últimos meses, o céu ensolarado ilumina a capital paranaense devido à grave estiagem no estado. Mas Curitiba é conhecida pelos seus dias nublados e cinzentos. O fotógrafo Joel Rocha apresenta ensaio especial para o Curitiba de Graça.

Confira aqui duas das dez fotos que você encontra em www.curitibadegraca.com.br

Lives

Crédito da foto: Lubi Meirelles

Neste próximo sábado (30/05), acontece uma edição especial do projeto Rock in da House, da Mundo Livre FM, com grandes nomes do rock cover curitibano. A rádio fará a transmissão, a partir das 19h, em parceria com os Amigos do HC. O público poderá fazer doações que serão revertidas para o Hospital das Clínicas. Entre as atrações estão Rogério Cordoni, cover do Elvis Presley, a banda Queen Immortal, que apresenta músicas do Queen, e a banda Heyah!, que canta os sucessos dos Beatles.

Para acompanhar, basta acessar o site www.mundolivrefm.com.br ou o canal do YouTube da Rádio Mundo Livre FM.

Outra live que ocorrerá neste sábado, a partir das 12h, é o Festival Way Beer, que contará com a Banda Mais Bonita da Cidade (foto) e outros cantores.

Confira os detalhes em www.curitibadegraca.com.br

Curitiba Lê

Os leitores inveterados não podem deixar de acessar a nova plataforma virtual Curitiba Lê. Nela, está disponível mais de 200 livros gratuitos, tanto de autores da capital quanto clássicos da literatura mundial. Têm até obras requisitadas pelo vestibular da Universidade Federal do Paraná.

 A plataforma fica dentro do aplicativo Curitiba App, disponível gratuitamente na App Store para iPhone e iPad, e no Google Play para os aparelhos com o sistema Android.

Essa música tem história

Capa do livro Histórias de Canções – Chico Buarque, de Wagner Homem. Crédito da foto: Kristiane Rothstein

Quando ouvimos nossas músicas preferidas, às vezes não sabemos qual foi a inspiração para a composição. Para contar curiosidades sobre elas, o Curitiba de Graça estreou a série “Essa história tem música”. O primeiro artigo fala sobre “Sozinho”, sucesso na voz de Caetano Veloso, mas foi gravada primeiramente por Sandra de Sá e foi ignorada por Fábio Júnior, que deve ter se arrependido depois, afinal a canção é até hoje um grande sucesso.

Outro artigo da série aborda a “Quem te viu, quem te vê”, de Chico Buarque.

Para saber mais, é só ir na editoria “De tudo um pouco” em nosso site.

Passeie virtualmente de carro pelo mundo

Basta entrar no Drive & Listen e escolher a cidade  para sair passeando pelo mundo.

Que tal dar um passeio de carro sem sair do seu sofá? Inclusive, ir para outros lugares do mundo, sempre ouvindo uma boa música?

Essa é a proposta do site Drive & Listen. Nele, você escolhe uma das cidades disponíveis – são mais de 40 locais e Curitiba é uma deles, sintoniza uma estação de rádio local, escolhe a velocidade do carro e sai apreciando a paisagem por ruas e avenidas como se estivesse dentro do seu próprio carro.

Para experimentar as viagens virtuais, é só clicar neste link: https://driveandlisten.herokuapp.com/. Escolha o destino e bom passeio!

O que será do mundo pós-pandemia?

O que será do mundo após a pandemia do coronavírus? Parece praticamente impossível tentar responder essa pergunta. Mas para refletir sobre como será a nossa vida após a maior crise de saúde do planeta, o Goethe-Institut criou o projeto “Pensando o Amanhã”.

Diversos artistas e intelectuais do mundo todo deram depoimentos com uma reflexão sobre o futuro. Escritores, músicos, filósofos, historiadores tentaram, a partir da vivência de cada um, projetar o planeta encerrada a necessidade de isolamento social.

Para saber mais e ler os relatos, só acessar este link: https://curitibadegraca.com.br/artistas-propoem-reflexao-sobre-o-mundo-depois-da-pandemia/

Filmes pelo mundo

A animação Os Olhos de Cabul está disponível na nova sala virtual Cine Plaza, que tem cobrança de ingresso.

A Cine Plaza, nova sala virtual do Cine Passeio, apresenta filmes inéditos com cobrança de ingressos. A estreia foi na última quinta (28). A exibição, em parceria com a plataforma Cinema Virtual, tem cobrança que varia de R$ 19,90 a R$ 24,90 (pagamento disponível por cartão de crédito ou PicPay).

Os filmes desta semana no Cine Plaza são Antes de Partir, Os Olhos de Cabul, Copperman e O Segredo da Floresta.

Além da programação paga, continua tendo a gratuita da sala virtual do Cine Vitória. A programação, que vai até o dia 3 de junho, conta com: Nervo Craniano Zero, Corpos Celestes e O Beijo da Mulher Aranha, entre outros. Para assistir, é só acessar www.cinepasseio.org.

Na segunda, dia 1.º de junho, tem um novo episódio do Podcast Cine Passeio. Os curadores, Marcos Jorge e Marden Machado, conversam com a atriz curitibana Tifanny Dopke, que atuou no filme Ferrugem, de Aly Muritiba.

Para quem gosta de cinema francês, até 27 de agosto acontece o Festival Varilux em Casa, que disponibiliza gratuitamente uma seleção de 50 filmes de edições anteriores do Festival Varilux de Cinema Francês, em parceria com a plataforma de streaming Looke.

Entre as opções estão comédias, dramas, suspenses e até animações para as crianças.  Para assistir, basta acessar www.festivalvariluxemcasa.com.br.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias