Uma campanha em favor da verdade | Jornal Plural
Clube Kotter
14 abr 2020 - 22h51

Uma campanha em favor da verdade

A verdade é um dos pilares para construção da democracia e de uma sociedade justa

Se de alguma forma você já conhece a DePropósito, sabe do nosso compromisso com a democracia, o bem público e a imprensa ética e responsável. Valorizar essas instituições é, por consequência, defender a verdade e o compromisso com os fatos. Por isso, desde 2018, atuamos com parcerias no combate às fake news e também em projetos que oferecem educação midiática como caminho para romper com a disseminação de mentiras e distorções sobre variados temas.

No momento mais delicado da história mundial recente, percebemos que a desinformação se tornou um elemento catalisador dos efeitos tão alarmantes da crise. Enquanto autoridades de saúde, comunidade científica e imprensa profissional se unem para orientar a população a respeito da prevenção e dos procedimentos em caso de contaminação, agentes mal intencionados disseminam sem pudor recomendações falaciosas ou distorcidas, que prejudicam não apenas a reputação de profissionais e organizações, mas sobretudo colocam em risco a vida de milhares de pessoas.

Reivindicar a verdade é crucial neste momento. No Dia do Jornalista e também Dia da Saúde, 7 de abril, a DePropósito lançou a campanha DeVerdade, DePropósito. Sabemos que as mentiras sobre saúde pública têm se espalhado propositalmente, mas queremos provocar um movimento contrário, que conscientize as pessoas do valor do acesso à informação e da responsabilidade envolvida na produção e disseminação de conteúdos na internet. Decidimos que neste momento tão complexo para a humanidade, esse é a melhor postura que podemos adotar institucionalmente para colaborar com a superação dos efeitos da pandemia.

Como funciona a campanha?

Vamos publicar uma série de conteúdos, debates e dicas sobre o assunto em nossos canais e em espaços oferecidos por nossos parceiros, tanto na imprensa tradicional como em ambientes menos formais. É o caso dessa coluna aqui do Plural.

São textos e materiais que explicam o universo da desinformação e dão dicas fáceis, práticas e importantíssimas para checar informações recebidas. Nas próximas semanas, teremos textos que explicam a origem das chamadas fake news, discutem a diferença entre opinião e mentira, tratam dos desafios para enfrentar as deep fakes e ainda alertam para os riscos de informações distorcidas, que nem sempre são falsas, mas que colocam dados e falas fora do contexto para gerar desinformação.

Mídias Sociais

Esses e outros conteúdos educativos estão disponíveis para consulta e compartilhamento nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram (@deproposito1) e Linkedin. Nestes canais você poderá acompanhar uma sequência de pequenos vídeos curtos e explicativos, além de lives com especialistas.  

Acreditamos na importância da informação para cada um dos cidadãos brasileiros e, por isso, defendemos a educação midiática como caminho para interromper ciclos de viralização de informações falsas, criadas com a intenção de enganar e prejudicar. E a gente conta com vocês para fazer esse conteúdo mais conhecido por aí. Porque a verdade merece ser compartilhada.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias