“Atribuição de Arquiteto”: Conselho de Arquitetura e Urbanismo lança campanha de valorização das principais atividades da categoria

Intenção é esclarecer sobre a relevância do trabalho desses profissionais para a sociedade

Das pequenas às grandes obras. Do design de joias e móveis às imensas construções, planejamentos de parques, de cidades e seus arranha-céus. A atividade dos arquitetos e urbanistas contribui em diversos aspectos com a sociedade e com a qualidade de vida dela. Ao todo são 263 atividades desenvolvidas por esses profissionais, trabalhos regulamentados pela Lei Federal nº 12.378/2010 e garantidos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Com o intuito de valorizar a atuação dos arquitetos e urbanistas, o CAU/PR lançou nesta terça-feira (28) a campanha “Atribuição de Arquiteto”. O objetivo é destacar e informar à sociedade sobre as centenas de atribuições da categoria.

O lançamento da campanha ocorreu internamente durante a 144º Plenária da Autarquia Federal juntamente aos Conselheiros participantes. Já a noite, em um evento especial na 28ª Casa Cor Paraná, em que a instituição firmou um acordo de cooperação técnica com o Sebrae Paraná, a ação foi divulgada para toda a sociedade.

A campanha contará com sete vídeos institucionais e publicitários incluindo os principais eixos fundamentais da profissão: Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura de Interiores; Arquitetura da Paisagem; Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico; Planejamento Urbano e Regional; Meio Ambiente; Execução e Gestão do Trabalho.

A intenção da iniciativa também é reforçar a importância de contar com o trabalho e com a orientação desses profissionais na hora de construir ou de reformar, além de ressaltar a vasta gama de atividades e competência dos arquitetos e urbanistas. Os eventos integraram a programação da 28ª edição da Casa Cor Paraná, que está sendo realizada em Curitiba até o dia 14 de agosto. Para compatibilizar com a ocasião, o primeiro vídeo da campanha lançado foi o da “Arquitetura de Interiores”. Segundo pesquisa do Conselho, mais de 60% dos arquitetos e urbanistas desenvolvem trabalhos relacionados a essa atribuição profissional no Paraná. Além de definir e organizar os ambientes com beleza e funcionalidade para cada espaço, o arquiteto de interiores pode intervir na estrutura de um imóvel, elaborar os projetos luminotécnico, elétrico, hidráulico e avaliar questões de conforto ambiental, acústica e ergonomia.

Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Milton Zanelatto, a categoria tem obtido cada vez mais visibilidade e reconhecimento pela sociedade, muito em virtude de campanhas de esclarecimentos. “Além da fiscalização, é função do Conselho pugnar pelo aperfeiçoamento da Arquitetura e do Urbanismo. Nesse sentido, essa campanha de valorização busca mostrar para a sociedade a relevância e a amplitude das habilitações dos profissionais. A sociedade esclarecida passa, assim, a compreender a importância desses profissionais”, pontua Zanelatto.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima