Arquitetura e Urbanismo na UFPR: os 60 anos de uma influência transformadora

Em 60 anos, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR formou considerável número de profissionais, atuantes em diversos campos

Em 2022, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná completa 60 de fundação. Trata-se de uma data significativa, posto que é o primeiro curso da área no Paraná. A sua criação, nos idos de 1962, representa um importante movimento para a formação dos profissionais da arquitetura e urbanismo.

Desde a década de 1920, o Paraná apresentava uma veloz modificação em suas estruturas sociais, econômicas e territoriais. A ocupação da porção norte do estado e a constituição das cidades novas e planejadas, como Londrina e Maringá, trouxeram consigo nova Arquitetura e novos modelos urbanísticos.

Tais transformações, naturalmente, ocorreram também na capital: Curitiba converteu-se em um grande canteiro de obras, especialmente a partir do final da década de 1940. A construção do Centro Cívico, em comemoração ao centenário de Emancipação do Estado do Paraná, teve a arquitetura como um dos principais elementos de representação do progresso paranaense, por meio de edifícios emblemáticos como o Palácio Iguaçu e o Tribunal de Justiça do Paraná. Esses movimentos apontaram para a necessidade da formação de profissionais da área no estado, capazes de atender à crescente demanda exigida pelo momento.

É nesse contexto de transformações que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1962, é criado. Estruturado por uma comissão de docentes da antiga Escola de Engenharia do Paraná, o CAU UFPR teve como docentes pioneiros arquitetos e urbanistas vindos de diversas partes do país, professores e professoras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além de profissionais já atuantes no Paraná.

Esse núcleo inicial representa o caldo cultural que estruturou o curso ao longo dos primeiros anos de existência. A primeira turma, formada em 1965, era composta por estudantes de Engenharia Civil que deram continuidade aos estudos no campo da Arquitetura e do Urbanismo.

Em 60 anos, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR formou considerável número de profissionais, atuantes em diversos campos. São arquitetos e urbanistas que também fizeram parte de órgãos governamentais, fundando conhecidos escritórios, produzindo arquiteturas e urbanismos em várias partes do país e do mundo à fora.

Nesta comemoração de 60 anos, adentramos em uma nova fase, com a reformulação de nosso currículo, inserindo atividades de extensão à formação de nossos estudantes. Essas atividades devem ser entendidas como indissociáveis do ensino e da pesquisa, trazendo a experiência prática de ação dos discentes junto à comunidade.

Este curso, que tanto colaborou com o Paraná, abrirá mais largamente suas portas, mobilizando professores e alunos em projetos que extrapolarão os limites de nossa instituição e ganharão os espaços da cidade, difundindo o conhecimento para um público ainda mais amplo.

Em uma série de ações atinentes aos 60 anos do curso, as comemorações da UFPR terão apoio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. Como destaca o presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, “a criação do curso do Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná revolucionou a cidade e o país. De lá, saíram os pioneiros do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, secretários de Planejamento, Urbanismo e gestores públicos, que mudaram a forma de intervirmos em nossas cidades, além de uma geração de arquitetos premiadíssimos, que criaram alguns dos ícones arquitetônicos de nosso país, transformando nossas paisagens e qualificando nossos ambientes”.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Um brinde à capital ecológica!

Apesar de todos os títulos e atributos sustentáveis conferidos à Curitiba, do alto de seus 331 anos recém completados, a cidade não está imune à crise climática. Saiba aqui o que podemos fazer a respeito

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima